Projeto Recicla Meu Bairro é lançado na Itinga

06/06/2019 11:38

“Reciclar, reciclar, é preciso reciclar. A gente precisa se reciclar”, esta é a letra da música cantada por estudantes na noite desta quinta-feira (05), no lançamento oficial do projeto Recicla Meu Bairro. O evento de abertura reuniu moradores da comunidade no Pavilhão da Capela de São João Batista, na localidade da Itinga, justamente no dia em que se comemorou o Dia Nacional da Reciclagem.

Segundo o prefeito Eloi Mariano Rocha, a ideia é ampliar a iniciativa para os demais bairros e localidades do município para que aconteça uma mudança de hábito na comunidade e para que o lixo seja separado corretamente, auxiliando na preservação do meio ambiente.

“Nada mais justo do que começar esse projeto pela Itinga, onde estão localizadas a captação e a Estação de Tratamento de Água (ETA) que abastece todo o município. Esperamos conscientizar os moradores da localidade sobre a importância de preservar a nossa água e também sobre a reciclagem seletiva do lixo doméstico”, destaca o prefeito.

Concurso de Desenho

A conscientização está acontecendo inicialmente com os estudantes da Escola de Ensino Fundamental Monsenhor Augusto Zucco através de várias atividades, entre elas a que escolheu a logomarca do projeto. Um concurso de desenho entre os alunos movimentou a escola e, ao final, elegeu o trabalho do menino de 9 anos Igor Alexandre Weber, do 4º Ano.

“Durante todo o ano letivo trabalhamos o tema reciclagem e preservação do ecossistema com eles. Agora estamos dando um enfoque maior devido ao projeto. As crianças amaram o concurso, se empenharam bastante e nada melhor do que ver o entusiasmo deles”, afirma a diretora Josélia Martins.

Como ponto alto do evento, uma das idealizadoras da iniciativa, a psicóloga Ilma Borges apresentou uma palestra sobre a importância da reciclagem e sobre as atividades que serão desenvolvidas no local. A próxima ação prevista no cronograma é uma visita ao Centro de triagem da Wanat com os alunos e comunidade.

“A ideia é disseminar conscientização, sensibilização e por consequência a mudança de hábito, incentivando a preservação de seus recursos hídricos. E sem dúvidas, reestabelecer o equilíbrio entre nós seres humanos e meio ambiente. Todo cidadão, independentemente de sua condição social, econômica e educacional é responsável pelo lugar em que vive, pois é sempre um lugar compartilhado. Assim, o que afeta uma pessoa, afeta a todos”, concluiu o educador ambiental, professor Victor Prudente.

Mais fotos aqui.

Texto: Patrícia Ferreira | Colaboração: Sidnei Miranda | Fotos: Larissa Souza