Projetos do FIA Tijucas vão atender mais de 7 mil crianças em 2019

27/05/2019 10:43

Foi realizada nesta segunda-feira (27) no gabinete do Prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, a assinatura dos termos de fomento dos projetos aprovados para este ano que serão financiados pelo FIA (Fundo Especial para Infância e Adolescência de Tijucas). Os documentos autorizam o financiamento dos projetos e o início dos trabalhos na comunidade.

De acordo com o CMDCA (Conselho Municipal dos Diretos da Crianças e do Adolescente) de Tijucas, o número de crianças atendidas neste ano aumentou significativamente. “No ano passado tínhamos seis projetos em funcionamento com uma média de 600 crianças atendidas. Neste ano conseguimos ampliar para 12 projetos, o que vai proporcionar o atendimento de 7.310 crianças no município, ou seja, um ganho extraordinário”, diz Cláudia Raitz Buchelle, presidente do conselho.

Os projetos sociais envolvem ensino de música, dança, artes marciais, educação ambiental e esportiva, além do Proerd, que neste ano também foi incluído na relação de projetos financiados. Ao todo serão investidos R$ 326 mil, sendo que destes, R$ 66 mil são recursos oriundos de restituições do Imposto de Renda de pessoas jurídicas e o restante, R$ 260 mil, são recursos do Município, que correspondem a 1% da arrecadação tributária da cidade.

Além do prefeito e da Presidente do CMDCA, participaram da assinatura dos termos, a secretária de Ação Social, Bianca Bibiani Machado, o vice-prefeito Adalto Gomes que é também membro do conselho, e os responsáveis pelos projetos aprovados.
“Precisamos que os jovens tenham um olhar diferenciado para a nossa cidade, afinal são eles que vão usufruir das melhorias que estamos buscando hoje. Por isso agradeço à secretária, à presidente e aos membros do Conselho, bem como a todos os professores e organizadores dos projetos por se empenharem nesta causa nobre a favor da nossa comunidade”, disse o Prefeito.

A secretária Bianca também parabenizou a todos e falou da satisfação de participar deste novo momento do FIA. “Fizemos várias alterações no último ano, enfrentamos muitas dificuldades mas temos a certeza de que vamos colher os frutos com os projetos aprovados neste ano. Desejamos sucesso a todos que tenhamos um ano de muito trabalho”, afirmou.

Como membro do conselho, o vice-prefeito Adalto Gomes ressaltou a importância destas alterações. “Foram muitas reuniões, muitas discussões sobre regras, regimento em um processo que inicialmente parecia bastante burocrático. Mas agora vemos o quanto isso foi importante e positivo. Hoje temos um programa muito mais eficiente, transparente e comprometido com a sociedade”, concluiu.

Confira na relação abaixo os projetos aprovados pelo FIA para atuar em 2019:

- Campanha Música na Escola (ASMUT)
- Programa Proerd (AREERB)
- Projeto Música e Vida (ASMUT)
- Projeto Guerreiros da Paz (AREERB)
- Projeto Hapkido Inclusivo (AFAMI)
- Campanha Cuidando das Águas para as Futuras Gerações (ACAT)
- Programa Vale Orquestral (ASMUT)
- Projeto Escolinha de Futebol (AJA)
- Projeto Educaão ambiental Instrumento de Inclusão Social (ACAT)
- Projeto Muiay Thai Kids (AJA)
- Projeto Taekwondo Esporte Olímpico para todos (AFT)