Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Receita à base de biomassa de banana verde vence concurso “Merenda Nutritiva”

21/06/2019 12:55

Tem artista que prefere o papel, enquanto outros gostam de atuar em teatros ou na televisão, mas um verdadeiro trabalho artístico foi produzido por 74 merendeiras de 23 instituições da Rede Municipal de Ensino de Tijucas. Durante a noite da última quarta-feira (19), elas encantaram especialistas em gastronomia e todos os espectadores do concurso “Merenda Nutritiva”.

Com verdadeiras obras de arte culinárias, as servidoras prepararam uma mesa repleta de saborosas receitas com uma apresentação impecável. O evento aconteceu no restaurante Julio Maximus, localizado no centro da cidade, e foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação com objetivo de valorizar as servidoras.

“O objetivo desse concurso foi valorizar as pessoas, que no dia a dia preparam a alimentação das nossas crianças. O concurso na realidade é uma proposta de criatividade, para melhorar aquilo que já é excelente. Queremos mostrar para o município não só o trabalho dedicado dessas servidoras, mas a capacidade de inovação que elas possuem”, explica Neide Reis, secretária da Educação de Tijucas.

Cinco jurados foram escolhidos para avaliar os pratos, todos especialistas em gastronomia e nutrição. Eles experimentaram as receitas e elegeram a mais nutritiva e criativa entre todas. “As merendeiras capricharam nos pratos! Foi muito difícil escolher! Os critérios que utilizamos para a escolha dos melhores trabalhos foram: apresentação, originalidade, facilidade, sabor e valor nutritivo. Demos notas de 0 a 5 para todas as receitas, nos reunimos e entramos num consenso para escolher os três melhores pratos”, explicaram.

Receita vencedora

A torta de legumes a base de biomassa de banana verde foi a mais saborosa e nutritiva segundo os jurados do concurso. De autoria da merendeira Simone Bechtold, da Escola de Ensino Fundamental Osmário Giacomossi, da localidade de Nova Descoberta, a receita chamou a atenção pelas propriedades nutritivas da biomassa, uma técnica que está em alta na gastronomia.

A biomassa de banana verde é rica em probióticos e amido resistente (um tipo de carboidrato que não é absorvido pelo organismo, indo diretamente para o intestino delgado), que garantem o bom funcionamento do intestino e previnem diversas doenças.

A biomassa de banana verde traz benefícios para a saúde como:

  • Ajudar no emagrecimento, pois é pobre em calorias e rica em fibras que dão a sensação de saciedade;
  • Combater a prisão de ventre, por ser rica em fibras;
  • Combater a depressão, por ter triptofano, uma substância importante para formar o hormônio serotonina, que aumenta a sensação de bem-estar;
  • Diminuir o colesterol alto, pois ajuda a reduzir a absorção de gordura no organismo;
  • Prevenir infecções intestinais, pois mantém a flora intestinal saudável.

“Ouvi falar sobre a biomassa, fiz alguns testes em casa e decidi criar um prato utilizando essa técnica. Minha inspiração veio da necessidade de reaproveitar os alimentos e também de preparar receitas nutritivas para os alunos. Não esperava ganhar, porque sou nova na profissão (apenas 1 ano). Quando ouvi o resultado fiquei muito feliz, sem palavras, não sabia se sorria ou chorava, sem acreditar”, comentou a merendeira Simone.

Livro de receitas

Agora, após o concurso, o cardápio de merenda escolar será incrementado com um novo Livro de Receitas, utilizando os ingredientes já oferecidos pela agricultura familiar e distribuído nas escolas e creches da cidade. De acordo com a nutricionista do município, Graziely Motter Possamai, os alunos serão os principais beneficiados com os novos pratos.

“Lembramos que uma criança bem nutrida aprende melhor. Com o concurso esperamos que as merendeiras saibam que têm um papel muito importante para a educação e o quanto apreciamos o trabalho de cada uma”, elogia Grazy.

O prefeito de Tijucas, professor Eloi Mariano Rocha ressaltou a importância das merendeiras para uma educação de qualidade. “Nós buscamos sempre a excelência em todas as áreas que trabalhamos, não é diferente com a nossa merenda. Para alcançar a qualidade almejada contamos com uma equipe de nutricionistas, merendeiras e auxiliares de cozinha. Tenho certeza que após o concurso vamos melhorar ainda mais a qualidade da nossa merenda, pois é uma alimentação feita com muito carinho e dedicação”, finalizou o professor Eloi.

Mais fotos aqui.

Texto Patrícia Ferreira |Arte e fotos: Larissa Souza

 

© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil