Rodízio de alunos em salas temáticas incentiva aprendizado em Tijucas

07/05/2019 11:27

Muito se tem falado que os alunos aprendem de formas diferentes e que os professores devem entender as demandas específicas dos estudantes. É aí que a personalização do ensino ganha destaque tendo por objetivo aperfeiçoar as formas de aprendizagem.

O Centro de Educação Infantil Mauri Afonso da Silva, no bairro Praça, utiliza um sistema diferenciado e já contempla resultados positivos. A diretora da unidade, Valquiria Pereira dos Santos, conta que o sistema de salas personalizadas está acontecendo desde 2017 e com o trabalho dos 27 colaboradores, cerca de 90 alunos do centro de educação têm demonstrado diariamente melhoria significativa no aprendizado.

“O projeto de salas ambientes foi desenvolvido pela antiga gestora, quando assumi a direção há 30 dias pensei em como melhorar ainda mais a iniciativa. Aí conversando com nossa equipe decidimos criar uma entrada criativa para as salas,reorganizar todos os materiais e brinquedos. Agora nossos alunos podem aprender brincando uma hora em cada sala, com acompanhamento de uma professora e uma auxiliar”, explica a diretora Valquíria.

Como funciona

Na Mauri Afonso da Silva, os alunos têm entre 3 e 5 anos de idade e participam de um sistema de rodízio nas salas de aula personalizadas. Cada uma delas tem um tema e materiais específicos para o trabalho com os estudantes:

•Uma estimula a brincadeira de faz de conta, com muitas bonecas, carrinhos, aviões;
•Outra trabalha com o conhecimento, raciocínio lógico, natureza e sociedade;
•Também há uma que trabalha a linguagem e conta com jogos específicos e livros para este fim.

“Eu sou professora há 20 anos e neste tempo percebi a necessidade da criança em ter algo diferente, hoje em dia só estar em sala de aula não é o suficiente para prender a atenção delas. Organizamos os horários para o rodízio e os alunos trocam de salas e participam de atividades que estimulam a aprendizagem e o desenvolvimento, utilizando materiais específicos. Desta forma, as crianças não se sentem entediadas de passarem todo o período escolar em um mesmo ambiente”, explica ainda a diretora Valquíria.

Na sala chamada “Brinquedoteca” tem brinquedos e objetos que trabalham a consciência corporal e a psicomotricidade, já a chamada“Conto de Fadas”apresenta materiais que instigam a invenção, como fantasias e fantoches. Para os alunos é uma experiência única. “Eu gosto da historinha, de vestir vestido de princesa, de brincar e comer comidinha. Eu gosto da história da Cinderela”, declarou uma aluna chamada Letícia, de 3 anos, enquanto rodava com o vestido de princesa rosa que colocou.

A secretária de Educação, Neide Reis, afirmaque a iniciativa é uma prática pedagógica diferenciada. “A proposta é nova, estamos estudando a ideia ainda. Nossa finalidade é que os alunos respirem profundamente a disciplina a partir da reorganização dos espaços pedagógicos. Com um ambiente escolar mais atrativo e dinâmico, potencializamos o processo de ensino e aprendizagem, de forma interdisciplinar. Mas para a implantação do projeto nas demais CMEIs depende dos espaços nas instituições”, esclarece a secretária.

Mais fotos aqui.

Texto e Fotos: Patrícia Ferreira | Vídeo: Karina Peixoto