Sábado é “Dia D” de vacinação contra a Gripe H1N1

28/04/2016 14:16

Com a chegada do frio e a mudança repentina na temperatura, a gripe e o resfriado também tendem a surgir, mas o que vem preocupando a população é a gripe H1N1. Sob orientação do Ministério da Saúde, a Administração Municipal de Tijucas através da Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado (30) o “Dia D” de vacina contra o vírus, conhecido também como Influenza A. A cidade manterá todas as Unidades Básicas de Saúde abertas das 8h ás 17h.
A campanha de vacinação contra o vírus iniciou no dia 25 de abril e tem como objetivo vacinar as pessoas que se encaixam nos grupos considerados prioritários: crianças de 6 meses e menores de 5 anos, trabalhadores da área da saúde, população indígena, idosos com mais de 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos recentemente), população carcerária e adolescentes de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, pessoas com comorbidade (duas patologias num mesmo paciente), e assim, portadores de doenças crônicas. Em Tijucas, 9 813 pessoas estão incluídas nos grupos com prioridade.
Após o Dia D, as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Centro e Praça estarão funcionando das 7h às 19h e no bairro Areias, das 7h às 18h, de segunda à sexta-feira. Nos bairros do interior do município as Unidades estarão atendendo de forma agendada, àqueles que por motivo de saúde, não poderão ir até o local.
A gripe H1N1 é transmitida principalmente através do espirro e tosse, ou entrando em contato com objetos já infectados. Os sintomas, são semelhantes aos da gripe comum, como febre alta e tosse, mas em alguns casos, também podem surgur dores de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarréia e vômito. Os sintomas levam de 3 a 7 dias para aparecerem.