Saiba o que muda com o novo decreto do Governo Estadual para conter a Covid-19

25/02/2021 15:18

Nesta quarta-feira (24) Santa Catarina registrou o momento mais crítico no sistema hospitalar durante a pandemia de Covid-19, com mais de 90% de ocupação nos leitos UTI. Na tentativa de frear o avanço da transmissão do vírus, o Governo Estadual publicou um novo decreto com restrições e proibições. O decreto tem validade de 15 dias, mas pode ser estendido dependendo do resultado alcançado pela medida emergencial.

Pensando nisso, a Administração Municipal de Tijucas, através da Secretaria de Saúde, vem a público reforçar a importância de manter os cuidados necessários para controle da pandemia de Coronavirus. Em janeiro 2021, foi lançado o decreto 1641/2021 afirmando que o município convalidaria automaticamente todos os regulamentos e as recomendações estaduais no que se refere a pandemia de Codiv-19.

“O momento exige muita atenção. Neste momento, a postura da comunidade deve ser a de manter as medidas de higienização e distanciamento social para o controle no número de casos. Vamos nos conscientizar”, pede o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha.

O que muda com o novo decreto

• Para casas noturnas e casas de espetáculos: proibição de funcionamento em todos os níveis de risco;

• Proibida venda e consumo de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis e suas lojas de conveniência entre 0h e 6h em todos os níveis de risco;

• Para o transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal e interestadual: redução do limite de funcionamento para 50% de passageiros sentados dentro do veículo, em todos os níveis de risco;

• Redução do limite de funcionamento para 25% de ocupação, em todos os níveis de risco: igrejas e templos religiosos;

• Redução do limite de funcionamento para 25% de ocupação e limitação do horário de funcionamento somente entre 6h às 23h59, em todos os níveis de risco: bares; eventos sociais e de qualquer natureza, inclusive os na modalidade drive-in; congressos, palestras e seminários, feiras, exposições e inaugurações;

• Limitação do horário de funcionamento somente entre 6h às 23h59, em todos os níveis de risco: academias e centros de treinamento; clubes sociais e esportivos e quadras esportivas, sendo proibidas essas atividades aos sábados e domingos; shopping centers e centros comerciais; e restaurantes, cafeterias, pizzarias, casas de chás, casas de sucos, lanchonetes, confeitarias, padarias e afins, limitada a entrada de novos clientes para até 23h;

• Funcionamento de agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito somente com atendimento individual. Deve haver controle de entrada e distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas;

• Utilização de faixas de areia de praias, parques, praças, jardins botânicos, balneários e demais espaços públicos somente sem aglomeração.

Conscientização

É necessário a conscientização da comunidade para as atitudes de prevenção. “A pandemia não acabou! Não é tempo de descuidarmos, hoje a situação está mais complicada do que no início da pandemia. As variantes da Covid-19 estão se espalhando rapidamente e a situação é grave”, afirmou o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula.

Reforçar protocolos

Os estabelecimentos comerciais devem seguir à risca os protocolos de segurança e higienização do ambiente, exigindo o uso de máscara no local, bem como deixando álcool em gel à disposição de todos os clientes, além de medir a temperatura na entrada do comércio.

Central Covid

Vale lembrar que se surgirem sintomas suspeitos ou em caso de contato com pessoas já diagnosticadas com a doença, a comunidade pode procurar a tenda da Central Covid, localizada ao lado do Pronto Atendimento 24 horas. O atendimento é feito das 8h às 12h e das 13h às 17h para consultas e depois das 17h fica até às 19h para realização de exames de PCR e testes rápidos, previamente agendados. Estas mesmas pessoas também precisam manter distanciamento social por todo o período de contágio aguardando resultado dos exames em isolamento e retomando a rotina somente após liberação médica.

Leia aqui o novo decreto estadual

Texto: Patrícia Ferreira |Arte: Larissa Souza