Samae começa a testar a nova rede de água

04/09/2018 12:10

O Samae de Tijucas está realizando nesta terça-feira (4) o primeiro teste da nova rede de abastecimento de água da cidade que fica entre o bairro Joáia e o bairro Praça. Para fazer a injeção de água na tubulação o sistema precisou ser desligado nesta manhã em parte do bairro Joáia e voltará a ser ligado no começo da tarde.

De acordo com o presidente do Samae, Jilson José Oliveira, esta interrupção é necessária para colocar a rede em carga e identificar possíveis vazamentos. “A verificação será feita em toda a extensão da nova tubulação e somente depois de tudo revisado será feita a transferência do sistema para a nova rede”, diz.

Sobre a obra

A obra contempla a maior adutora de água da cidade, com extensão de pouco mais de 5 quilômetros entre os bairros Joáia e Praça. A antiga rede tinha mais de 40 anos de existência e tubos de apenas 167 mm de espessura, os quais foram substituídos por tubulações de 200mm. Além de antiga e menor, a tubulação já sofreu diversos rompimentos ao longo do tempo, prejudicando por diversas vezes a distribuição de água no município.

Além de aumentar a vazão, a substituição visa à modernização do sistema de água de Tijucas para evitar estas interrupções. Para isso, foram instalados registros em várias ruas transversais à rede principal. Assim, nos casos em que houver necessidade de manutenção em locais específicos, os registros podem ser fechados pontualmente, interrompendo o fluxo de água apenas naquele trecho, sem prejudicar a distribuição de água para o restante da cidade.

A realização das obras neste momento se dá pela demanda de modernização da rede e também prevendo a pavimentação desta importante via à beira rio. Assim, evita-se a necessidade de fazer intervenções numa pavimentação recém feita futuramente.

Texto: Karina Peixoto Silva | Foto: Samae Tijucas