Samae efetua limpeza das elevatórias e bombas de esgoto

09/02/2017 11:45

O Samae de Tijucas continua trabalhando para evitar os transbordamentos de esgoto na cidade. Além de alguns problemas por conta de abertura de tampas, o Samae ainda identificou o entupimento das elevatórias, que também tem ocasionado transbordamentos.

Em toda a cidade são 12 elevatórias com 24 bombas do sistema de esgoto. Segundo a equipe técnica do Samae, com a grande quantidade de chuva que foi registrada em Tijucas nos últimos dias, o volume de água nas tubulações foi muito alto e com ela, também foram levados resíduos sólidos e areia.

O presidente do Samae, Jorge Steil, explica o que está sendo feito. “Estamos fazendo a limpeza de todas as elevatórias e também das bombas que funcionam nestes pontos, já que muito material indevido acaba sendo levado para a rede de esgoto. Infelizmente, encontramos plásticos, rótulos de embalagens entre outros materiais que causam entupimento da rede”, explica.

O lixo que chega às elevatórias acaba trancando as bombas, fazendo com que a vazão das mesmas diminua. As elevatórias acabam enchendo e com isso, o esgoto começa a transbordar nas ruas.

“Mais uma vez precisamos contar com a ajuda da população para que faça uso correto desta rede. Agora temos um sistema que requer cuidados especiais e não podemos colocar qualquer tipo de material no esgoto, principalmente nas tampas dos poços. Contamos com a compreensão e colaboração de todos”, afirma o presidente.

(Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Samae Tijucas)