SAMAE está realizando substituição de rede antiga de distribuição de água

27/04/2018 12:33

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) está realizando uma importante obra para melhorar a rede de abastecimento de água de Tijucas. Trata-se da substituição de toda a rede antiga no trecho que vai da Ponte da Joáia, no fim da SC 410, ao Centro Municipal de Promoção à Saúde (CEMPS), no bairro Praça, com 5km de extensão.

Estão sendo instaladas adutoras de 200mm de espessura, que vão substituir as antigas, de 167mm. Além de antiga e menor, a tubulação já sofreu diversos rompimentos ao longo do tempo, prejudicando por diversas vezes a distribuição de água no município. A nova rede deve aumentar a quantidade de água disponível para o sistema.

Além de aumentar a vazão, a substituição visa a modernização do sistema de água de Tijucas. Estão sendo instalados registros em cada rua transversal à rede principal. Assim, quando houver necessidade de manutenção em locais específicos, os registros podem ser fechados e interromper o fluxo de água apenas nestes pontos, sem prejudicar a distribuição de água para o resto da cidade.

A realização das obras neste momento se dá pela demanda de modernização da rede e também prevendo uma futura pavimentação desta importante via. Assim, evita-se a necessidade de fazer intervenções numa pavimentação recém feita.

“Já foram instalados aproximadamente 1500 metros da nova tubulação. A previsão de duração da obra é em torno de três meses”, afirma o presidente do SAMAE Jilson José de Oliveira. Além da equipe que está instalando a nova tubulação, há outra que vem realizando a recuperação do calçamento em frente às casas e comércio ao longo da obra para minimizar os transtornos causados pelos trabalhos.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação) / Fotos: Larissa Souza.