SAMAE investe em prolongamento de rede para melhorar distribuição de água no município

08/10/2018 16:08

O SAMAE de Tijucas está fazendo investimentos para melhorar a distribuição de água no perímetro urbano da cidade. O órgão deu início a uma obra de prolongamento de rede para trazer a água captada no Oliveira até os bairros da área central do município, o que não acontecia até este momento. Para isso estão sendo instalados 1900m de tubos que farão a ligação entre as duas redes.

A água captada no Oliveira era distribuída apenas até a localidade da Terra Nova e abastecia somente esta região do interior do município. Esta rede tem capacidade de vazão de sete litros por segundo, mas apenas quatro são utilizados pela população da região. O restante desta água, portanto, passa a ser direcionado para a rede de distribuição que abastece a zona central da cidade.

O prolongamento da rede vai ligar a tubulação da Terra Nova à rede principal de abastecimento de Tijucas, na altura do bairro Joáia. A espessura dos tubos que passam a trazer água do interior e os da rede principal, em que serão ligados, é de 60mm. “Com mais água entrando na rede de distribuição, a expectativa é de que a pressão no sistema como um todoaumente, contribuindo para a melhoria na distribuição da água em toda a cidade”, afirma o Presidente do SAMAE, Jilson José de Oliveira.

A projeção é de que a nova rede injete cerca de 300 mil litros por dia na rede principal, contribuindo para amenizar problemas de distribuição em alguns bairros. A obra é feita com recursos próprios do SAMAE.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação) / Foto: SAMAE.