SAMAE trabalha para ativar equipamentos que permitem a captação de água do Rio Tijucas

18/12/2018 16:35

Durante esta terça-feira (18), o Prefeito Eloi Mariano Rocha esteve acompanhando os trabalhos para ativar a torre de equalização que vai tratar água captada no Rio Tijucas. O equipamento, que fica junto à Estação de Tratamento de Água (ETA) na Itinga, foi instalado em 2016 mas não havia sido colocado em operação.

A torre de equalização é destinada a realizar um primeiro tratamento da água bruta captada no Rio Tijucas. Posteriormente, ela será levada aos filtros utilizados para tratar a água captada nas cachoeiras da localidade para um segundo tratamento. Os servidores do SAMAE trabalham na conclusão da parte elétrica, hidráulica e mecânica, que deve ser finalizada até esta quarta-feira (19).

A partir daí, o órgão fará os testes necessários e deve começar a utilizar esta água na sexta-feira (21). Esta alternativa deve injetar cerca de dois milhões de litros de água por dia na Rede de Abastecimento do município. A previsão, portanto, é de que a distribuição de água seja normalizada até a sexta-feira (21).

Estação de Tratamento de Água Compacta

A torre de equalização foi instalada, anos atrás, como uma opção para situações de emergência. O SAMAE planeja, no entanto, captar água do Rio Tijucas permanentemente, para aumentar a quantidade de água disponível na Rede de Distribuição. Recentemente o órgão elaborou o projeto para aquisição de uma Estação de Tratamento de Água Compacta para tratar água captada no rio. Ao longo deste ano, o órgão economizou recursos a fim de viabilizar a aquisição do equipamento, que custa aproximadamente R$ 1,9 milhão. A Estação Compacta vai ser instalada junto da ETA da Itinga. As obras têm conclusão estimada para o primeiro semestre de 2019. O investimento será feito totalmente com recursos próprios.