Saúde de Tijucas aguarda chegada de nova remessa de vacinas

27/01/2021 13:05

As primeiras doses da vacina CoronaVac que chegaram a Tijucas ainda estão sendo aplicadas no público prioritário estipulado pelo Governo do Estado. Nestes primeiros dias, foram imunizadas 215 pessoas, sendo 136 profissionais de saúde e 79 idosos asilados. Das 510 doses recebidas na primeira remessa, o município ainda conta com 295 doses para serem aplicadas.

Ainda nesta quarta-feira (27) devem ser vacinados aproximadamente outros 60 profissionais de saúde do município, os quais também fazem parte deste grupo prioritário da primeira etapa.

Deliberação CIB

Ainda nesta semana deve chegar a Tijucas a segunda remessa de vacinas para continuação da campanha de imunização contra a Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas participou de reuniões promovidas pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para o planejamento de aplicação das novas doses.

“Todos os trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente e que estejam em contato direto com pacientes com Covid-19, serão vacinados. Estamos elaborando uma lista nominal dos profissionais que se enquadram na nova deliberação da CIB”, explica o secretário municipal de Saúde, Vilson José Porcíncula.

Com a nova remessa de doses serão vacinadas as seguintes categorias:

• Profissionais envolvidos no Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Móvel Catarinense;
  • Profissionais que atuam no atendimento clínico de paciente com suspeita de COVID-19 independentemente do nível de atenção (Centros de Saúde, Unidades de Triagem, Ambulatórios, Hospitais etc.);
  • Profissionais que atuam na coleta (swab) e no diagnóstico laboratorial da Covid-19.

Ampliação de cobertura para profissionais de saúde idosos

A partir do momento que todos os grupos prioritários mencionados acima forem vacinados, a secretaria municipal de Saúde poderá iniciar a vacinação dos demais trabalhadores de saúde, priorizando aqueles com idade maior ou igual a 60 anos (com e sem enfermidades) e os trabalhadores de saúde portadores de doenças, independentemente da idade.

Primeiros vacinados

A profissional de saúde Nilceia Lourenço, que trabalha há 46 anos na saúde de Tijucas, e o idoso do Lar Santa Maria da Paz, José Antônio de Ávila, de 82 anos, foram as primeiras pessoas a receberem a vacina CoronaVac no município. A aplicação das primeiras doses aconteceram no dia 20 de janeiro, quarta-feira passada, no Lar Santa Maria da Paz, na presença do Prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha.

Texto: Patrícia Ferreira | Foto: Larissa Souza