Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Saúde registra grande número de ausências em consultas com especialistas

08/11/2017 12:46

A secretaria municipal de Saúde de Tijucas tem registrado um grande número de ausências nas consultas com médicos especialistas. De acordo com o secretário de Saúde, Vilson José Porcíncula, somente nesta quarta-feira (8), por exemplo, haviam 10 consultas agendadas com médica ginecologista, porém, somente uma paciente compareceu.

“Isto nos causa uma série de transtornos, já que, além de o médico ficar à espera do paciente, a falta ocasiona pedidos de reagendamento e ao mesmo tempo, deixamos de atender outro paciente que também aguarda pela consulta”, diz o secretário.

Ele ainda explica que, antes de consultar um médico especialista, seja na área de ginecologia, ortopedia ou outras, o paciente passa por uma consulta com o médico clínico geral que atende nas unidades básicas de saúde. Somente depois disso, se for necessário, ele é encaminhado ao centro de especialidades para ser atendido de acordo com a urgência do caso, dentro de uma lista de prioridades elencada pelo protocolo.

Para garantir a presença na consulta, a secretaria de Saúde confirma o atendimento previamente, ligando para o paciente agendado. “No entanto, em muitos casos, mesmo depois de confirmar a consulta o paciente infelizmente não comparece”, conclui.

A fim de evitar estes transtornos, a secretaria pede que avise com antecedência caso não possa comparecer. O contato deve ser feito diretamente na unidade básica de saúde onde o paciente é atendido.

Texto: Karina Peixoto Silva | Foto: Ilustrativa

© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil