Secretaria de Agricultura incentiva produção de mudas de maracujá em Tijucas

27/01/2021 13:45

O município de Tijucas já foi o maior produtor de maracujá do Estado de Santa Catarina. Com o passar dos anos e com a falta de produtores locais de mudas da fruta, houve queda na produção e este título acabou se perdendo. Agora, o objetivo da secretaria municipal de Agricultura de Tijucas é que os agricultores assumam novamente a primeira colocação.

Para alcançar este objetivo, a pasta está incentivando produtores locais a produzirem mudas de maracujá no município.

“Temos uma produção agrícola muito forte e o maracujá foi por muito tempo um de nossos maiores destaques. Agora é preciso retomar este cultivo e devolver aos agricultores as condições necessárias para que o plantio e a colheita ocorram com a qualidade necessária”, destaca o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha.

Visita técnica

Nesta terça-feira (26) uma comitiva se deslocou até as cidades catarinenses de Balneário Gaivota e Sombrio para acompanhar a produção de mudas de maracujá. Os agricultores tiveram a oportunidade de conhecer as estruturas de produção e também tirar dúvidas sobre o processo.

Participaram da visita os agricultores Jedielson Amorim, Giovani Zanette e Ivo Paíni. Eles estavam acompanhados do secretário municipal de Agricultura de Tijucas, Odirlei Resini, pelos vereadores Paulo César Pereira e Ezequiel de Amorim e ainda, pelos engenheiros agrônomos da Epagri/Tijucas, Renato Guardini e George Livramento, bem como pelo gerente regional da Epagri de Florianópolis (GRF), Marcelo Zanella.

“Nosso objetivo foi aprender as técnicas de produção de mudas saudáveis de maracujá, para que posteriormente sejam implantados os mesmos métodos aqui em nosso município. Desta forma poderemos ter mudas mais adequadas para o clima e as condições de solo locais. Nosso plano é impulsionar a economia gerada pela venda deste produto”, explica o secretário Odirlei.

Suporte da Epagri

Para a concretização da iniciativa, a Epagri/SC estará disponibilizando uma equipe técnica para dar suporte aos produtores rurais.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Agricultura