Secretaria Municipal de Saúde realiza caminhada e palestra sobre Tuberculose

26/03/2018 8:14

Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma caminhada de conscientização de combate à tuberculose. Depois disso, o médico infectologista, Dr. Adriano Vicente, ministrou uma palestra aos profissionais da rede municipal de saúde com o tema “Abordagem do paciente com tuberculose no domicílio”.

A programação foi feita em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, comemorado no dia 24 de março.

A Vigilância em Saúde alerta sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento para a cura da doença. O tratamento é oferecido gratuitamente pela rede pública de saúde e tem duração de, no mínimo, seis meses, com necessidade de tomar medicação diariamente.

“É comum que, após as primeiras semanas de tratamento, o paciente observe melhora total dos sinais e sintomas. No entanto, não quer dizer que a doença está curada”, afirma o secretário de saúde, Vilson José Porcíncula. A falta de adesão à medicação, o abandono ou seu uso irregular podem ocasionar a resistência dos bacilos, o que complica o quadro clínico e demanda tratamento por um maior período de tempo (18 a 24 meses).

Outro importante alerta é para a coinfecção Tuberculose – HIV/AIDS. No Brasil, de 10% a 12% das pessoas doentes com tuberculose são também infectadas pelo HIV. Isso se deve a falhas na imunidade celular acarretadas pelo vírus, as quais reduzem a capacidade de o organismo combater e controlar a infecção da tuberculose.

ALERTA AOS SINTOMAS

Pessoas com diagnóstico de tuberculose devem realizar o exame de HIV/AIDS para verificar a presença do vírus no organismo, independentemente da idade ou do sexo. Da mesma forma, pessoas infectadas pelo HIV devem ser continuamente monitoradas para a infecção por tuberculose e ficarem atentas aos sintomas frequentes.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada por uma bactéria (Mycobacterium tuberculosae) que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A transmissão é aérea, não ocorrendo contágio por compartilhamento de roupas, lençóis, copos e outros objetos.

Ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam partículas no ar. O contato direto com o paciente em ambiente fechado, com pouca ventilação e ausência de luz solar, representa maior chance de infecção. Para prevenir a tuberculose é importante vacinar crianças menores de quatro anos de idade com a vacina BCG, tratar pessoas infectadas com maior risco de adoecer e efetuar medidas de controle de infecção.

Em adolescentes e adultos jovens, o principal sintoma é a tosse (por três semanas ou mais), associada ou não à febre (especialmente à tarde), além de suor intenso à noite, falta de apetite e emagrecimento.

Em crianças menores de dez anos de idade, a febre moderada e persistente é a principal manifestação clínica. Também são comuns sintomas como irritabilidade, tosse, falta de apetite, perda de peso e suor intenso à noite. Na presença dos sinais e sintomas descritos é importante procurar um serviço de saúde para avaliação. Esteja atento e previna-se.

Fonte: Vigilância em Saúde.