Secretaria Municipal de Saúde terá programação em alusão ao Dia Mundial de Combate à AIDS

21/11/2018 10:47

O dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Combate à AIDS. Em alusão à data, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, vai realizar uma série de ações para ressaltar a importância da conscientização sobre o tema para o combate à doença.

A Semana de Combate à AIDS acontece entre os dias 26 de novembro e 07 de dezembro. Serão promovidas palestras com professores e estudantes de escolas da cidade, capacitações para equipes de clínicas e laboratórios do município, divulgação em veículos de imprensa locais, orientações sobre a importância do teste rápido em consultórios odontológicos, estabelecimentos comerciais e público em geral, além da distribuição de kits de prevenção.

Durante as duas semanas, em todas as unidades de saúde, a população poderá se informar sobre as formas de prevenção e fazer testes rápidos. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde, propõe às empresas do município uma parceria que já é realizada em algumas. As empresas que desejarem, podem entrar em contato, através do (48) 3263-6606 ou 3263-5859, e agendar um dia para realização de testes rápidos para os funcionários. Esta aproximação com as empresas vai contar com apoio da ACIT/CDL.

Confira a programação completa:

- 26/11 (segunda-feira), 9h, na sede da ACIT/CDL: Abertura oficial da Semana de Combate à AIDS. Apresentação da programação da semana e de dados epidemiológicos com o Médico Infectologista Dr. Adriano Luiz Vicente e o Secretário de Saúde, Vilson José Porcíncula;
- 26/11 (segunda-feira), 14h, no Anfiteatro Leda Regina de Souza: Palestra com o Dr. Adriano Luiz Vicente sobre DSTs e divulgação sobre a importância do teste rápido para alunos de escolas do município;
- 27/11 (terça-feira): entrega de kits de prevenção em pontos estratégicos da cidade;
- 28/11 (quarta-feira), 9h: Capacitação para realização e manuseio do teste rápido para profissionais do Hospital São José, clínicas e laboratórios da cidade;
- 28/11 (quarta-feira), 13h30: Capacitação para realização e manuseio do teste rápido para profissionais do Hospital São José, clínicas e laboratórios da cidade;
- 29/11 (quinta-feira): entrega de kits de prevenção em pontos estratégicos da cidade;
- Entre os dias 03/12 e 07/12: visitas à estabelecimentos comerciais e casas noturnas para divulgar a importância da prevenção e da realização dos testes rápidos;
- Entre os dias 03/12 e 07/12: visitas a consultórios odontológicos para falar sobre os procedimentos a serem adotados em caso de acidentes com perfuro-cortantes.

Texto: Thiago Furtado.