Secretarias de Obras e Educação recebem novos veículos

22/07/2019 12:45

Na manhã desta segunda-feira (22), quatro novos veículos foram entregues para uso das Secretarias Municipais de Obras, Transportes e Serviços Públicos e de Educação. A entrega aconteceu no estacionamento da Prefeitura de Tijucas. Em uma cerimônia simples, o prefeito Eloi Mariano Rocha entregou os veículos aos respectivos secretários: Adalto Gomes e Neide Reis, na presença de servidores das secretarias.

Para o prefeito de Tijucas, professor Eloi Mariano Rocha, a revitalização da frota municipal é um dos objetivos de sua gestão. Ele assegura que os novos veículos serão de grande utilidade para o município, tendo em vista a grande demanda existente nas áreas de prestação de serviços e no transporte de alunos.

“O município teve vários veículos incorporados à sua frota, além de bicicletas, escavadeiras, tratores, ambulâncias, entre outros. Foram carros e equipamentos adquiridos com recursos próprios, por emenda parlamentar ou repassados pelo Estado, no entanto nosso objetivo continua o mesmo: servir com qualidade à nossa população”, afirma o prefeito Eloi.

Ônibus com poltrona móvel

O ônibus foi entregue na última segunda-feira (15), na Base Aérea de Florianópolis, pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, aos representantes oficiais dos municípios.

O novo veículo faz parte do programa Caminho da Escola, do governo federal. Criado em 2007, a iniciativa pretende ampliar a frota de veículos escolares das redes de educação básica púbicas do país.

Com custo unitário de R$ 189.900,00, o ônibus enviado para Tijucas foi adquirido através de uma emenda parlamentar do deputado César Souza e tem capacidade para 29 passageiros. Vale destacar que ele é cem por cento acessível, possuindo poltrona móvel para portadores de necessidades especiais.

Por meio do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC, o investimento do governo para a aquisição de toda a frota foi de R$ 22 milhões, provenientes de emenda parlamentar do Estado de Santa Catarina. Juntamente com o município de Tijucas, outras 92 cidades vão contar com novos ônibus.

Veículo para Educação

Na ocasião também foi entregue um veículo hatch modelo 2019 com ar condicionado e direção hidráulica, para a secretária de Educação, Neide Reis. O carro foi adquirido com recursos próprios, através de processo licitatório na modalidade Pregão Presencial, totalizando o investimento no valor de R$ 45.500,00.

Frota de Obras aumentada

A Secretaria de Obras, Transportes e Serviços Públicos recebeu dois novos veículos, adquiridos com recursos próprios da Administração pública, através de processo licitatório na modalidade Pregão Presencial. Totalizando um investimento de R$ 103.900,00, foram adquiridas duas pick-ups com capacidade para 700 kg de carga e mínimo de 910 litros de volume da caçamba.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Karina Peixoto Silva