Substituição por lâmpadas de LED gera 67% de economia ao município

19/06/2018 11:23

A recente substituição das lâmpadas a vapor por luminárias de tecnologia LED na avenida Bayer Filho está trazendo inúmeros benefícios ao município. Além de serem mais modernas, terem maior eficiência luminosa, melhor reprodução de cores e mais tempo de vida útil, as novas lâmpadas também são muito mais econômicas.

Ao todo foram trocadas 32 lâmpadas vapor de sódio de 400 watts por 32 lâmpadas de LED 150 watts. Mais duas de LED foram instaladas em postes sem IP e uma no Terminal Rodoviário Miguel Vieira de Brito, totalizando 35 novas lâmpadas de LED.

Somente com a substituição destas lâmpadas, o consumo de energia elétrica na rede de iluminação pública será reduzido em 67% ao mês. Em valores, o valor médio de consumo naquele trecho por ano era de R$ 23,9 mil e com as novas luminárias cairá para pouco mais de R$ 7 mil ao ano.

Os dados estão em um relatório apresentado ao prefeito Eloi Mariano Rocha por Eligio Jose Schmitt, administrador da Energiluz, empresa responsável pela gestão da iluminação pública de Tijucas. Segundo o prefeito, outras ruas e avenidas devem receber melhorias no sistema de iluminação nos próximos meses. “Já pedimos um levantamento para a empresa e na medida do possível, dentro do que estabelece o novo contrato, vamos fazendo esta renovação”, disse.

MANUTENÇÃO DE OUTROS LOCAIS EM ANDAMENTO

Outros pontos da cidade que haviam ficado no escuro no último mês, durante o período de contratação do sistema de gestão pública, estão recebendo manutenção da empresa diariamente.

Vários locais, como a rua Euclides Francisco Peixoto (estrada geral de Santa Luzia), por exemplo, que estava com problemas em vários postes, já foram recuperados. A prioridade neste momento, por determinação do prefeito, é de que todas as localidades que apresentem falta de iluminação tenham o problema reparado com a maior urgência possível.

Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Karina Peixoto Silva e Larissa Souza