Tijucas adere à segunda etapa do projeto Cidade Empreendedora do Sebrae

21/05/2019 9:19

Com a proposta de dar continuidade às ações de fortalecimento da gestão municipal, o Sebrae/SC, em parceria com a Prefeitura de Tijucas, lançou nesta segunda-feira, 20, o ciclo 2 do Programa Cidade Empreendedora. O projeto vai manter consultorias e ações em áreas básicas, como liderança, educação empreendedora e compras públicas, que são estruturantes para o desenvolvimento econômico e vai trabalhar ainda com novas soluções.

Entre as novidades para este ano, está a elaboração do Plano Estratégico do Turismo, onde será feita uma análise do mercado, infraestrutura e dos serviços, para elaboração de um plano de ações, que permite a captação de recursos na área. Há ainda a implantação e estruturação de um escritório de compras públicas, uma academia de líderes, o programa de capacitação Aceleradora de MEI e o projeto Infancia.com, que busca trabalhar desde o empreendedorismo, craitividade até o desenvolvimento de habilidade em jogos eletrônicos, entre outras soluções.

O Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Tijucas, Jean Carlos de Sieno dos Santos, destaca que no ano passado Tijucas foi a 5ª cidade do Brasil que mais gerou empregos. “Somos uma das cidades mais competitivas do estado e que mais gera empregos. Somente no ano passado crescemos 15% e tudo isso está ligado ao planejamento, estratégia e conhecimento, sendo que o Sebrae é um alicerce muito importante neste processo. O levantamento de oportunidades que foi feito na 1ª fase do projeto Cidade Empreendedora, por exemplo, é um instrumento maravilhoso, que utilizamos quando vamos negociar com empresas de outros estados, mostrando todos os atrativos que temos em Tijucas”, exemplifica.
A parceria entre o poder público municipal de Tijucas com o Sebrae/SC resultou em diversas ações no ano de 2018 como, por exemplo, a criação da Sala do Empreendedor, que deve ser ampliada em breve, o processo de desburocratização, além da realização de projetos de Educação Empreendedora, como o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP) e o Crescendo e Empreendendo.

O Prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, destaca a importância do Sebrae, que através das mais diversas frentes, estimula o crescimento da economia. “Sabemos que temos que nos aperfeiçoar a cada dia e por isso contamos com o Sebrae. Participamos do primeiro ciclo e agora vamos participar do segundo, porque entendemos a importância do projeto. Tijucas está pronta para disparar, se desenvolver e ser exemplo”, diz.

O idealizador do programa e Gerente do Sebrae da Foz, Eng. Sérgio Fernandes Cardoso, destacou as novas soluções deste ciclo e a importância do engajamento dos secretários. “Nós acreditamos muito neste projeto e sabemos que vamos planejar e colocar ainda mais ações em prática com a ajuda de vocês. Vamos fazer uma agenda positiva para termos uma Tijucas ainda melhor”, finaliza.

Texto: Roberta Watzko (Sebrae/SC) | Fotos: Karina Peixoto Silva