Tijucas agora conta com sistema digital para acompanhamento de obras

15/09/2017 11:43

As solicitações de obras feitas pela comunidade de Tijucas agora poderão ser acompanhadas de forma remota, a partir do uso de um mapa virtual criado pela secretaria municipal de Obras, Transportes e Serviços Públicos.

No link disponibilizado pela prefeitura, intitulado ‘Aponte Obras’, o cidadão poderá conferir os serviços de manutenção já efetuados em vias públicas do perímetro urbano da cidade e quais ainda estão para serem realizados, com destaque para reparos de buracos, revitalização de pavimentação e bocas de lobo.

De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Obras, Adalto Gomes, o objetivo é prestar contas à comunidade, dando mais transparência ao trabalho da secretaria e, ao mesmo tempo, dar retorno ao cidadão. “A partir do momento que o cidadão cadastra seu pedido de obra ele tem a possibilidade de acompanhar o andamento de sua solicitação até a execução do serviço. Além disso, a secretaria manterá contato com o solicitante após a execução da obra para saber se o pedido foi atendido da forma como esperado”, afirma.

No mapa estarão sinalizadas as ruas que já receberam serviço de manutenção e cada tipo de obra será identificada por um símbolo diferente, os quais estarão legendados na lateral do mapa. Nos casos de buracos, os pontos identificados terão um círculo com a letra B em cores distintas. Verde em aberto, amarelo onde já foi feito serviço de drenagem e vermelho nos que já foram fechados com pavimentação. As bocas de lobo serão identificadas com um quadrado (amarelo para os que estão por fazer e vermelho para os já reparados) e os problemas de pavimentação irregular estarão sinalizados com a letra P (amarelo em aberto e em vermelho já solucionados).

“Nem sempre as pessoas conseguem ter a dimensão do quanto já foi feito em termos de revitalização da nossa malha viária no perímetro urbano e este mapa vai ajudar as pessoas a terem esta percepção”, diz o secretário.

O mapa é atualizado diariamente e pode ser acessado pelo site da Prefeitura no link ‘Aponte Obras’.

O prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, reforça a importância desta nova ferramenta. “Nosso objetivo é aproximar cada vez mais o cidadão da administração municipal e para isso é importante saber aproveitar os recursos tecnológicos que temos disponíveis”, diz.

Acesse o APONTE OBRAS aqui

(Texto: Karina Peixoto Silva)