Tijucas alcança 100% de cobertura no Programa Saúde na Escola

30/06/2020 14:50

O Ministério da Saúde divulgou neste mês de junho um relatório de monitoramento (por estado) do Programa Saúde na Escola (PSE). O relatório mostrou quais municípios estavam cumprindo as atividades propostas. Tijucas realizou 100% das ações no período avaliado, acima das médias nacional e estadual.

O período de avaliação teve início em janeiro de 2019 e encerrou em fevereiro de 2020, sendo que os registros das ações deveriam ocorrer até 13 de março de 2020. Neste período 5.289 municípios do Brasil, com um total de 22.425.160 estudantes, em 91.659 escolas e com apoio de 57.001 equipes de Saúde da Família e equipes de Atenção Primária participaram do programa.

“O Programa Saúde na Escola tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino”, explica a coordenadora Andrea Agripo.

Ações propostas

Foram sugeridas doze ações a serem realizadas, dentre elas, cinco ações eram prioritárias:

1. Ações de Combate ao mosquito Aedes aegypti;
  2. Promoção da atividade física;
  3. Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade;
  4. Verificação da situação vacinal e
  5. Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas.

Ações realizadas em Santa Catarina

Em Santa Catarina ao todo foram realizadas 64.116 atividades das ações do PSE, com participação de 2.057.781 estudantes em uma ou mais ações do programa. As ações foram realizadas em 254 municípios, ou seja, 86,39% dos 294 municípios, e em 2.126 do total de escolas pactuadas na adesão do estado.

Na análise das cinco ações prioritárias, observou-se a realização de 14.715 atividades dessas ações, com 512.837 estudantes participantes em pelo menos uma das ações prioritárias, em 227 municípios, 89,37% dos municípios que registaram ações no período (254). Essas envolveram 1.457 escolas, ou seja 68,53% das escolas que registraram ações no período (2.126).

No estado de Santa Catarina, no período analisado, a cobertura das ações do PSE nas escolas pactuadas foi de 59,24% considerando as 12 ações do Programa. Já a cobertura das ações prioritárias foi de 40,60%. O relatório afirma também que a avaliação da cobertura das ações é um dos processos de implementação do PSE, porque indica o alcance das atividades no território e do público-alvo do programa.

Números de Tijucas

As 16 escolas de Tijucas, cadastradas no programa, realizaram todas as ações, alcançando o percentual de 100% na cobertura das 12 ações do PSE, maior que a cobertura nacional de 63,92% e a estadual de 59,24%. A cobertura das ações prioritárias também foi de 100%, maior que a cobertura nacional de 54,11% e estadual de 40,60%.

“Tudo começa na escola e esse programa é de extrema importância no município. É através dele que levamos às crianças, adolescentes e às suas famílias, informações relevantes de saúde e prevenção. Nossa coordenação está de parabéns pelo resultado alcançado”, elogiou o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha.

Texto: Patrícia Ferreira | Imagem: Ministério da Saúde | Fotos: Arquivo PMT