Tijucas e região estão fora da área de risco da Febre Amarela

23/01/2018 11:09

Os recentes casos de febre amarela têm deixado as pessoas em alerta em todo o país. É muito importante ressaltar, no entanto, que Tijucas e região não estão em área de risco para a doença. Os municípios também não estão na lista de cidades com recomendação de vacinação.

Apesar disso, a vacinação está acontecendo na cidade, de forma preventiva, seguindo algumas prioridades. A preferência, no momento, é para pessoas que trabalham se deslocando para áreas com recomendação de vacinação (ACRV), como motoristas, por exemplo, e pessoas que viajarão para estas áreas. As regiões endêmicas são Região Norte, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. (Consulte aqui as áreas com recomendação de vacinação: https://goo.gl/6r1baw).

As doses da vacina são repassadas pela Secretaria de Estado da Saúde semanalmente. Cada frasco de vacina rende 5 doses e após aberto, o conteúdo tem validade de apenas algumas horas. Por isso, a vacinação precisa ser feita em várias pessoas no mesmo dia. Portanto, a Secretaria Municipal de Saúde tem concentrado os atendimentos nas sextas-feiras, das 13h às 17h, na sala de vacinação do Centro de Especialidades Orlando Barreto, anexo ao PA 24h.

A vacina demora de 10 a 30 dias para fazer efeito. Portanto, é preciso vacinar-se no mínimo 10 dias antes de qualquer viagem para uma região endêmica. De acordo com o Ministério da Saúde, as restrições e cuidados com a vacinação são os seguintes:

Quem precisa passar por avaliação dos serviços (tanto para a dose padrão como para a fracionada) antes de receber a vacina:

• Crianças menores de 9 meses de idade;
• Mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade;
• Pessoas com alergia grave ao ovo;
• Pessoas que vivem com HIV e que tem contagem de células CD4 menor que 350;
• Pessoas em de tratamento com quimioterapia/radioterapia;
• Pessoas portadoras de doenças autoimunes;
• Pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores (que diminuem a defesa do corpo);

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde através do (48) 3263-8800.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação) | Arte: Larissa Souza