Tijucas está representada no Conselho da Reserva da Marinha do Arvoredo

17/03/2017 10:43

Membros do Conselho da Reserva da Marinha do Arvoredo estiveram reunidos nesta quinta-feira (16) na sede da reserva. A partir deste ano Tijucas estará representada por Narbal Andriani Junior, como conselheiro e por Dirceu Alves, como suplente.

Segundo eles, nesta reunião já ficou determinado que Tijucas vai sediar uma das quatro reuniões anuais do conselho. O encontro deve acontecer em setembro. Antes disso, em junho, durante as comemorações à semana do Meio Ambiente, Tijucas receberá uma exposição sobre a reserva.

Outra conquista importante para o nosso município foi a destinação de técnicos da reserva para promover uma capacitação para os professores da rede municipal de ensino. “Vamos elaborar uma agenda com a secretaria de educação para possibilitar este treinamento e fazer com que os professores levem informações sobre a reserva aos estudantes de Tijucas”, disse Narbal.

SOBRE A RESERVA BIOLÓGICA MARINHA DO ARVOREDO

Criada em 12 de março de 1990, através do Decreto Federal n° 99.142, a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é uma unidade de conservação federal, de proteção integral, que tem como objetivo proteger um pequeno espaço da costa brasileira que apresenta grande importância biológica.

Localizada no litoral do Estado de Santa Catarina, entre os municípios de Florianópolis e Bombinhas, a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo possui 17.600 hectares de superfície e abriga em seu interior as Ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta, Calhau de São Pedro e uma grande área marinha que circunda esse arquipélago.

A alta diversidade de ambientes marinhos e terrestres existentes na Reserva abriga uma infinidade de espécies, sendo muitas delas raras e ameaçadas de extinção. As ilhas apresentam remanescentes de Mata Atlântica, locais de reprodução para aves marinhas e sítios arqueológicos com sambaquis e inscrições rupestres. Além disso, os ambientes marinhos da Reserva fornecem abrigo para reprodução e crescimento de diversas espécies de peixes, o que contribui para manutenção dos estoques pesqueiros no entorno.

(Texto: Karina Peixoto Silva | Dados sobre a reserva: http://www.icmbio.gov.br/rebioarvoredo | Fotos: Divulgação)