Tijucas inicia etapa domiciliar de vacinação contra a gripe

06/04/2020 19:17

A Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas iniciou nesta segunda-feira (06) a vacinação de idosos acamados e domiciliados. A iniciativa integra a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que teve início no dia 23 de março em todo Brasil.

A imunização, contra os tipos mais comuns de Influenza, ainda está disponível para os idosos acima de 60 anos de idade no Centro de Educação Infantil Professor Manoel dos Anjos, ao lado do Pronto Atendimento 24 horas, no Centro da cidade.

O esquema de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde, inclusive no interior do munício, também segue normalmente. Vale lembrar que serão realizadas mais duas etapas da campanha em novas datas para públicos diferentes. A segunda etapa começa dia 16 de abril e a terceira dia 9 de maio.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o Covid-19, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajudará a reduzir a procura por serviços de saúde.

Sobre a vacina

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (Subtipo H3N2).

Texto: Patrícia Ferreira | Foto: Divulgação