Tijucas intensifica programa de castração de animais de pequeno porte

04/10/2017 12:15

Uma das preocupações da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente tem sido o alto número de animais abandonados nas ruas. Para isso, a secretaria vem fortalecendo o programa de castração de animais de pequeno porte, que visa o controle de natalidade.

Os animais são encaminhados à secretaria pela ONG Castre um Focinho, pela associação Anjinhos Peludos e mais três protetores dos animais. Segundo a veterinária do município, Aline Cardoso de Souza, cada uma tem direito a duas operações por semana.

Além disso, pessoas da comunidade que queiram castrar seu animal de estimação têm direito ao serviço, basta cadastrar-se na agenda de atendimento. Aline salienta, no entanto, que o serviço é destinado a pessoas de baixa renda, que não podem arcar com os custos da operação em uma clínica particular.

Somente neste ano, já foram castrados 145 animais de rua e 72 de estimação. Ao todo, portanto, a equipe já realizou a castração de 217 animais, entre cães e gatos, machos e fêmeas.

No momento, a agenda para castração já está preenchida até o fim deste ano. Há uma demanda bastante grande e, por isso, uma nova agenda será aberta a partir de janeiro do ano que vem.

Para mais informações, basta procurar pessoalmente a Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente ou entrar em contato através do telefone (48) 3263-1133.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação) / Fotos: Larissa Souza.