Tijucas pode sediar campeonato internacional de Long Casting

23/02/2021 12:07

Ocorreu no último final de semana, dias 20 e 21 de fevereiro, em Tijucas o Aberto do Superpesados de Long Casting. Trata-se de uma prova de arremesso de chumbos de pesca em solo firme, em que o objetivo é alcançar a maior distância possível em cada um dos chumbos disponíveis para a prova.

17 atletas, representantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina participaram de uma das mais clássicas e belas modalidades da pesca desportiva existente. Três atletas eram da categoria Master, acima de 55 anos. Os demais estavam distribuídos nas categorias: Pesados (que arremessaram chumbos de 175g e 150g) e Médio (que arremessaram chumbos 150g e 125g).

A competição, que ocorreu num terreno localizado em frente ao Centro de Distribuição do Koch, no bairro Praça, teve recordes nacionais batidos com chumbos de 150g e 175g.

Futuras competições em Tijucas

O evento, que contou com apoio da Administração Municipal de Tijucas, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico, impressionou os organizadores da competição. De acordo com Daniel Giovani Colla, representante da federação catarinense da categoria e também atleta da modalidade, Tijucas tem as principais características para o desenvolvimento do esporte e as condições climáticas ideais para fazer provas e campeonatos de alto nível.

“Com ventos constantes, grandes áreas planas e abertas, onde é possível montar a cancha de lançamento sempre alinhada com a direção do vento, Tijucas se torna ideal para este tipo de evento esportivo. Além disso, é uma cidade com localização privilegiada que fica distante aproximadamente 60 Km de dois aeroportos internacionais e que tem fácil acesso através da rodovia BR-101”, afirma Daniel.

Ainda de acordo com Daniel, por isso, em 2021 há possibilidade de todas as provas de Long Casting acontecerem em Tijucas, sendo nove provas do campeonato estadual, campeonato brasileiro e o sul-americano.

Para o representante da federação paulista, Alexandre Navarro, Tijucas é uma cidade promissora para o esporte. “Gostei bastante da cidade: limpa, segura e de pessoas cordiais. Como atleta digo que o município tem chance de se tornar um polo nacional da categoria. Com apenas alguns ajustes, Tijucas se tornará perfeita para esse tipo de evento”, elogiou o atleta.

Vencedores

Categoria Pesados - 175g e 150g
1.Jorge Neves (RJ) = lançou 470,01 metros;
2.Daniel Giovani Colla (SC) = lançou 469,32 metros e
3.Davi Medeiros (RJ) = lançou 446,03 metros.

Categorias Médios - 150g e 125g
1.Alexandre Navarro (SP) = lançou 437,63 metros;
2.Anderson Andrade (RJ) = lançou 425,22 metros e
3.Paulo Affonso Gouveia Cabral Júnior (RJ) = lançou 417,74 metros.

Categoria Master
4.Sérgio Vieira Machado (RJ) = lançou 366,91 metros;
5.Jorge Murilo Fraga (SC) = lançou 356,29 metros e
6.Júlio Bork (SC) = lançou 325,41 metros.

“A competição foi de alto nível. Pelo fato de Tijucas possuir uma geografia privilegiada com grandes áreas planas e devido à proximidade com o mar, o vento é constante e com pouca variação de direção na maior parte do dia. Isso permite que atletas usem a força do vento a seu favor, ampliando as distâncias. Tudo isso contribuiu para termos a quebra de recordes nacionais aqui” comenta Rodrigo Luiz Vieira, servidor público da Prefeitura Municipal de Tijucas e praticante do esporte.

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Divulgação