Tijucas promove mais uma Semana de Combate à violência contra crianças e adolescentes

07/05/2019 9:21

Tijucas realiza entre os dias 13 e 18 de maio a 14a Semana Tijuquense de Combate à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O evento está sendo organizado por uma comissão da qual fazem parte, a Administração Municipal de Tijucas, através das Secretarias Municipais de Ação Social, Saúde, Educação, CRAS e CREAS, além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tijucas, Conselho Tutelar e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

"O principal objetivo desta semana é conscientizar a população, por meio de ações de informação e educação, para que a sociedade conheça melhor o assunto, e assim, propor iniciativas de combate a este tipo de crime. Pretendemos sensibilizar a comunidade sobre os cuidados necessários para o bem-estar das crianças e adolescentes”, afirma o prefeito Elói Mariano Rocha, destacando as ações da tradicional semana.

O destaque da programação acontece no dia 16 de maio (quinta-feira), com um Seminário especial que será realizado no Anfiteatro Leda Regina de Souza, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h. Entre os palestrantes convidados está a delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila, que atua na 6a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Florianópolis. Ela falará sobre o atendimento às vítimas de abuso sexual em nível estadual.

Em 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual acontecerá uma grande mobilização de entrega de panfletos no Centro da cidade, das 8h às 12h. “A proposta do 18 DE MAIO é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, informa o Ministério dos Direitos Humanos.

Denúncias

Para realizar denúncias, os principais telefones são o Disque 100 (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast) e o número 190 (Polícia Militar). O cidadão pode procurar ainda o Conselho Tutelar da região pelo telefone fixo (48) 3263-4782 ou pela página do Facebook “Tijucas em combate a violência”.

Programe-se:

Seminário da 14ª Semana Tijuquense de Combate à Violência, ao abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes
Data: 16 de maio de 2019
Horário: das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h