Tijucas recebe edição de prensagem de veículos do DETRAN

12/04/2017 11:53

O prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha esteve na manhã desta quarta-feira (12) na delegacia de Polícia Civil para acompanhar a operação de descontaminação e prensagem de veículos judiciais que está sendo realizada em nosso município pela Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC.

Segundo dados do departamento estadual, nesta edição serão compactados 100 veículos inservíveis, entre carros e motos, vinculados a processos judiciais. “O objetivo é dar uma destinação ecologicamente correta aos veículos que estão há décadas no pátio da delegacia do município, causando problemas de saúde pública e ao meio ambiente, dentre outros fatores sociais e econômicos”, diz o delegado Adalberto Safanelli.

A operação teve início hoje com a descontaminação que consiste na retirada do combustível, óleo do motor, extintor de incêndio, bateria e cilindro de gás natural. “Feito isso, a ação é concretizada com o amassamento dos veículos, que é realizado por uma empresa licitada, através de contrato de prestação de serviços firmado com a Secretaria de Estado da Segurança Pública”, diz o Detran.

A prensagem está prevista para os próximos dias. Até lá os veículos ficarão empilhados na parte externa do pátio da delegacia de Tijucas aguardando a vinda dos equipamentos que farão a prensagem.

O prefeito elogiou a ação do Detran. “Há muito tempo Tijucas sofre com o acúmulo destes veículos no pátio da delegacia os quais geram inúmeros problemas, inclusive problemas sanitários, de saúde pública. Por isso agradecemos ao Detran por atender esta demanda de nosso município e por possibilitar a vinda desta operação”, diz.

Depois de Tijucas, o programa será levado para Garopaba e Caçador, onde serão descontaminados e prensados cerca de 120 veículos. A execução da ação é possível através da implementação da Lei nº 13.281/16.

(Texto e fotos: Karina Peixoto Silva)