Tijucas recebe prêmio ‘Projeto Inovador 2017’ pela criação do Portal da Saúde

26/06/2017 7:55

Um projeto criado neste mês pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Diretoria de Integração e Comunicação Social da prefeitura de Tijucas rendeu prêmio estadual ao município. A premiação foi entregue ao prefeito Eloi Mariano Rocha na última quinta-feira (22) em Bombinhas durante o 2º Congresso Catarinense de Cidades Digitais.

Apenas seis municípios de todo o estado foram selecionados para receber o prêmio de Projeto Inovador. O evento, organizado pela Rede Cidade Digital em parceria com a prefeitura de Bombinhas, teve por objetivo criar um ambiente para troca de conhecimentos entre órgãos públicos de todo o estado para que prefeitos, gestores e vereadores entendam a tecnologia como algo estratégico para o desenvolvimento dos municípios.

O projeto de Tijucas, intitulado ‘Portal da Saúde de Tijucas’, premiado durante o evento, está sendo implantado neste mês e deve ser aperfeiçoado até o final do ano com a inclusão de novos serviços.

“Em menos de seis meses de gestão já conseguimos implantar este projeto que facilitará consideravelmente o acesso às informações da saúde para todos os nossos cidadãos e ampliará nossas ações de transparência na gestão pública. É uma conquista de toda a nossa equipe e apenas o começo de uma série de melhorias que estão por vir em todos os setores de nossa administração”, disse o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Vilson José Porcíncula afirma que o novo portal é uma forma de tornar públicas, informações essenciais a todos os usuários da saúde. “O Ministério Público está recomendando aos municípios que divulgue a lista de espera por procedimentos e consultas na rede pública do Sus, mas nosso portal vai muito além disso. Neste espaço os usuários terão acesso aos dados de todas as unidades de saúde, centro de especialidades e demais centros de atendimento à comunidade, bem como, às equipes e locais de atendimento dos profissionais, qual unidade procurar dependendo do tipo de ocorrência, enfim, será um espaço de informação para a comunidade”, explica.

De acordo com a Diretora de Integração e Comunicação Social da prefeitura, Karina Peixoto Silva, o acesso ao portal será disponibilizado nos próximos dias, mas ainda sofrerá alterações.

“Vamos abrir o acesso aos internautas agora e ao longo dos próximos meses faremos a inclusão de novos links e serviços. A nossa intenção é oferecer à comunidade o maior número possível de serviços online”, diz.

SOBRE O PORTAL DA SAÚDE DE TIJUCAS

O projeto foi criado a partir de uma recomendação do Ministério Público para que todos os municípios tornassem públicas as filas de espera por procedimentos da saúde pública. Tijucas não só aderiu a esta recomendação como está ampliando a iniciativa a partir da criação do Portal da Saúde de Tijucas. Trata-se de um projeto da secretaria municipal de Saúde que será implantado em parceria com a Diretoria de Integração e Comunicação Social da prefeitura.

Neste espaço o cidadão terá acesso a todo o sistema da Saúde de Tijucas, com dados diversos e que vão além da fila de espera. Nele o cidadão poderá conferir:

- Unidades de saúde e Centros Especializados (Endereços, telefones, horários de atendimento e equipes)

- Acompanhamento da Fila de Espera por procedimentos/consultas (acessando diretamente o sistema da saúde)

- Organograma da Secretaria Municipal de Saúde (hierarquia dos setores e seus responsáveis)

- Fluxograma da Secretaria Municipal de Saúde (tipos de atendimento e à qual unidade recorrer - para cada sintoma indicamos onde o cidadão deve ser atendido – se é uma unidade básica, se é PA 24 horas, se é CEO, CEMPS e outros).

- Orientações de Saúde / Informações de Utilidade Pública
Dados sobre medicina preventiva, vigilância em Saúde, endemias, campanhas de vacinação, grupos de apoio.

O Portal ainda está sendo implantado e será colocado no ar nos próximos dias.

(Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Larissa Souza)