Tijucas recebe primeiras doses da vacina CoronaVac. Saiba como será feita a vacinação

19/01/2021 12:03

O secretário municipal de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcíncula, foi a Florianópolis na manhã desta terça-feira (19) para retirar as primeiras doses da vacina CoronaVac que chegaram ao Estado.

Para Tijucas, assim como outros municípios da região, a quantidade recebida foi menor do que aquela que havia sido divulgada ontem (18) pelo Estado. Das 1364 doses previstas, apenas 510 estão sendo destinadas ao nosso município neste primeiro lote.

Estas primeiras doses estão vindo para Tijucas hoje (19) e a vacinação começará a ser feita na quinta-feira (21) logo após o feriado municipal de São Sebastião, celebrado nesta quarta-feira (20).

Nesta primeira fase, a campanha não será aberta ao público em geral. De acordo com os Planos Nacional e Estadual de Vacinação, a campanha ocorrerá em quatro (4) etapas, sendo a primeira, voltada exclusivamente aos profissionais de saúde, população idosa a partir de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e ainda, a população indígena.

Como Tijucas não tem população indígena em seu território, o número de doses acaba sendo menor do que outras cidades que contam com esta população.

Saiba mais sobre as fases de vacinação

A vacinação vai obedecer aos critérios logísticos de recebimento e distribuição das doses pelo Ministério da Saúde e Secretaria do Estado da Saúde. Cada etapa respeita as normas já estabelecidas pela equipe técnica, priorizando grupos e considerando informações epidemiológicas, comorbidades e dados populacionais.

O secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula, explica a restrição deste primeiro público-alvo.

“Neste primeiro momento é importante destacar que a vacinação é emergencial e restrita, ou seja, a autorização da Anvisa não vale para a população em geral, por enquanto. A quantidade de doses que vamos receber equivale apenas à primeira fase da vacina e está de acordo com um levantamento prévio feito pelos municípios de acordo com cada etapa”, explica o secretário.

O prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha alerta para a manutenção dos cuidados preventivos. “É preciso reforçar as orientações dos profissionais da saúde para a manutenção das atitudes de prevenção à Covid-19, afinal, a chegada da vacina não significa o fim da pandemia e ainda precisamos manter os cuidados básicos como, uso de álcool em gel, máscaras e distanciamento social”, explica.

Confira aqui as etapas de vacinação já definidas pelo Ministério da Saúde e que serão cumpridas pelos municípios:

Texto: Karina Peixoto Silva | Foto: Secretaria de Saúde de Tijucas| Arte: Larissa Souza