Tijucas sedia Workshop sobre Plantas Medicinais e Funcionais

15/03/2018 8:28

A Prefeitura de Tijucas, em parceria com um grupo de especialistas em plantas bioativas e fitoterápicas, promove, no dia 23 de março (sexta-feira), o primeiro “Workshop sobre Plantas Medicinais e Funcionais”. O evento acontece no Anfiteatro Leda Regina de Souza e é direcionado aos profissionais de saúde do município, mas aberto à comunidade.

A proposta do workshop foi feita recentemente pelo grupo à administração municipal, que percebeu a importância do tema. Divulgar os benefícios destas plantas para a saúde é essencial para fomentar uma abordagem preventiva em saúde. A utilização de plantas medicinais é importante para evitar o aparecimento de doenças. Elas também dão origem aos medicamentos fitoterápicos, produtos naturais que combatem enfermidades, reduzindo a procura pelos fármacos tradicionais.

Levar este conhecimento aos profissionais de saúde do município e também à comunidade é um passo importante em direção à disseminação destes saberes. Cada vez mais, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem incentivado a procura por tratamentos mais naturais. Saiba como utilizar as propriedades das plantas em benefício da sua saúde, participe do workshop.

Confira a programação:

8h às 8h15: Coffee break

8h15 às 8h30: Abertura

8h30 às 10h30: Plantas medicinais e Pancs, trabalhando os cincos sentidos - ALÉSIO DOS PASSOS, Cultivador e Especialista em Plantas Medicinais; CLÉA BREGUE DANIEL, Gastrônoma;

10h30 às 12h: Formas de uso das plantas medicinais e produtos naturais - VIVIANE CORAZZA – Farmacêutica;

12h às 13h30: Intervalo para almoço;

13h30 às 14h30: Saúde complementar na atenção básica - NOELI PINHEIRO - Enfermeira e Empreendedora de Plantas Bioativas

14h30 às 16h - Fitoterapia no Serviço Público - CARLA CRAVO; Bióloga e Mestre em Educação

16h às 16h15 - Coffee break

16h15 às 17h30 - Plantas Bioativas do SUS - Amaury Jr. - Eng. Agrônomo M.Sc. - Pesquisador

17h30: Encerramento e encaminhamentos

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação)