Time de Tijucas representa o Estado no Campeonato Brasileiro de Tchoukball

23/05/2019 12:29

No próximo final de semana, sábado (25) e domingo (26), Tijucas irá representar o Estado de Santa Catarina no Campeonato Brasileiro de Tchoukball. De raíz suíça, a modalidade é conhecida como o “esporte da paz”, pois o bloqueio, a tomada e o contato físico são vetados. A Prefeitura Municipal de Tijucas, juntamente com a Fundação Municipal de Esportes, demonstrou o apoio à categoria com o pagamento de 12 inscrições para os atletas do time Unitchouker.

O time do Colégio de Aplicação Univali treina todos os domingos de manhã e prometem ser um destaque na competição. A equipe foi um motivo para uma das reportagens do Jornal Bom dia Santa Catarina (BDSC), desta quinta-feira (23). Uma equipe se deslocou de Florianópolis para acompanhar de perto o time do professor Maurício Ferri Schmitz. “Estamos muito felizes em representar o Estado e o município de Tijucas na competição”, afirmou o também capitão do time.

História

No Brasil, a primeira vez em que se falou de tchoukball foi em 1987, durante um congresso de educação física em Santa Catarina, em palestra ministrada por John Andrews, então presidente da Federação Internacional de Tchoukball. Sem grandes patrocínios ou clube próprio para treinar, a Seleção Brasileira Masculina ocupa o quinto lugar no ranking mundial e, no Pan-Americano, invicta faz oito anos.

Texto: Patrícia Ferreira | Foto: G1