Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Turismo pretende transformar a região de Tijucas no “Vale das Plantas Medicinais”

05/02/2021 12:02

Você sabia que o consumo da planta Orapronobis pode trazer inúmeros benefícios para saúde? Além de prevenir doenças, a espécie oferece minerais como manganês, magnésio, ferro, cálcio, bem como vitamina C e fibras.

Em Tijucas temos um local que produz e comercializa plantas medicinais, como o Orapronobis. O Sítio Botânico conta com quatro hectares de produção na localidade do Timbé. Com mais de 3.600 espécies de plantas, o local é referência no cultivo de espécies bioativas e nutracêuticas. Este sítio faz parte do projeto "Empreededores Bioativos de Futuro", que é dirigido pela empresa Gnomo Bioativo.

Pensando nisso, as secretarias de Cultura/Turismo, Saúde, Educação, Agricultura e a Diretoria de Comunicação participaram de uma reunião com a empresa, no Centro de Eventos João Bayer Neto.

O objetivo da iniciativa foi estreitar o relacionamento com a Administração Municipal, através destes segmentos, bem como ver uma forma de auxiliar o sítio na transformação da região no “Vale das Plantas Medicinais”. Na ocasião foram definidos o que cada secretaria poderia fazer para alcançar este objetivo.

“Nosso objetivo principal com este primeiro encontro foi identificar a forma como cada secretaria/setor da prefeitura pode colaborar com a divulgação deste grande projeto. A partir de agora vamos planejar ações conjuntas e individuais para que Tijucas seja reconhecida neste segmento da medicina fitoterápica e da alimentação saudável”, diz a secretária de Cultura, Juventude e Turismo de Tijucas, Paula Regina da Silva.

Curso

Nos próximos dias, a empresa Gnomo Bioativo vai abrir vagas para a participação em um curso com duração de 10 meses, podendo ser feito de forma presencial e online. A capacitação é destinada a produtores rurais, empresários e interessados em aprender como cultivar as espécies e saber como elas são benéficas para o organismo. O curso contará com a participação de nutricionistas, médicos, naturólogos e demais especialistas ligados ao projeto.

Acesse e confira: www.gnomobioativo.com.br

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Karina Peixoto Silva

© 2021. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil