UBS do Centro e Praça têm grupos de orientação para gestantes

31/07/2018 10:49

Com a intenção de promover a qualidade de vida no período de gestação e para os recém-nascidos, a Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas conta com dois grupos de orientação para gestantes em funcionamento no município. Os encontros acontecem quinzenalmente na UBS do Centro e na UBS Dona Calina (Praça), para debater temas sobre a saúde das mulheres e dos bebês, práticas saudáveis durante a gravidez e uma série de conversas acerca da maternidade.

O objetivo dos grupos é proporcionar a troca de experiências entre as participantes, um período gestacional com mais qualidade e bem-estar, utilizando uma abordagem ampla e interdisciplinar, através de palestras, exercícios e dinâmicas.

Durante os encontros são abordados temas como a importância do pré-natal (exames e vacinas), as mudanças corporais e emocionais na gestação, desenvolvimento gestacional mês a mês, orientações sobre alimentação saudável na gestação, saúde bucal da gestante e do recém-nascido, parto normal e parto cesáreo, autoestima e depressão pós-parto, atividade física na gestação, entre outros.

Os grupos são conduzidos pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), o que permite a abordagem interdisciplinar proposta pelo projeto. A equipe é composta por enfermeiras, nutricionista, educadora física, psicóloga, fisioterapeuta e fonoaudióloga.

COMO PARTICIPAR

Gestantes de todo o município podem participar dos grupos, independentemente do bairro onde moram.

Na UBS do Centro, as reuniões acontecem quinzenalmente, às terças-feiras, a partir das 13h30. Para saber detalhes, entre em contato através do 3263-0548.

No bairro Praça, as reuniões também são quinzenais e acontecem às quintas-feiras, às 15h. Para mais informações, é só entrar em contato através do 3263-0276. Para participar, basta que as gestantes compareçam em uma destas unidades de saúde nos dias e horários em que acontecem os encontros.

Texto: Thiago Furtado (Estagiário da Diretoria de Comunicação) / Fotos: ESF Centro.