Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

UBS do Centro está aberta ao público

12/06/2017 17:47

Foram abertas oficialmente nesta segunda-feira (12) ao atendimento público as novas instalações da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Centro. A nova unidade fica na rua Gaudêncio Campos, onde antes funcionava a clínica Santa Izabel e será uma extensão da unidade Orlando Barreto.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Vilson José Porcíncula, no antigo prédio continuarão funcionando o PA 24 horas (Pronto Atendimento para atendimentos de urgência e emergência) e o Centro de Saúde Especializada Orlando Barreto.

Já no novo local ficarão os médicos clínicos gerais e os dentistas da atenção básica do Centro e demais membros das equipes ESF (Estratégia de Saúde da Família). Dali serão feitos os encaminhamentos, quando necessário, para os médicos especialistas que atuarão no Centro de saúde especializada Orlando Barreto.

Durante a inauguração o prefeito Eloi Mariano Rocha ressaltou a importância de oferecer atendimento de qualidade aos usuários da saúde pública. “Temos priorizado a qualidade do atendimento em todos os setores e a criação deste novo espaço tem este mesmo objetivo. Aqui, com uma estrutura adequada e mais confortável certamente teremos profissionais mais motivados e pacientes melhor atendidos”, disse.

Entenda melhor o sistema de atendimento da Saúde de Tijucas

Pronto Atendimento 24 horas - Casos de urgência e emergência:
Casos atendidos: febre, dores, crises agudas, alteração de pressão arterial, náuseas, vômitos e outros casos de urgência.

UBS (unidades básicas de saúde) de cada bairro - Consultas eletivas e de atenção básica
Casos atendidos: vacinação, monitoramento e acompanhamento de gestantes, hipertensos, diabéticos, consultas com médicos e odontólogos da atenção básica, retirada de medicamentos de uso contínuo, realização de exames preventivos, encaminhamento e agendamento de consultas com especialistas e outros atendimentos de rotina.

Centro de Saúde Especializada Orlando Barreto - Atendimento especializado (média complexidade) Nele estarão médicos: ginecologista e obstetra, pediatra, ortopedista, dermatologista, endocrinologista, urologista, pneumologista, entre outros.
Casos atendidos: consultas com médicos especialistas mediante encaminhamento prévio de médico clínico geral. A estrutura também inclui: laboratório de análises clínicas, setor de transportes de pacientes e farmácia central.

CEMPS (Centro Municipal de Promoção à Saúde) – Avaliação e acompanhamento de especialidades de média complexidade
Casos atendidos: terapias e avaliações nas áreas de:
- Fisioterapia (inclui hidroterapia)
- Acupuntura
- Massoterapia
- Fonoaudiologia
- Psicologia
- Nutrição
- Educação física e corporal (inclui hidroginástica e natação)
- Terapia coletiva

CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) – Tratamento especializado odontológico
Casos atendidos: pacientes encaminhados pelos dentistas das unidades básicas de saúde para tratamentos de endodontia, próteses e cirurgias bucomaxilofaciais.

(Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Larissa Souza)

© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil