Um dia memorável marcado por homenagens a Tijucas

14/06/2017 17:06

Nesta terça-feira (13), data em que o município comemorou 157 anos de emancipação político-administrativa, um grande público se concentrou à beira rio para prestigiar o ‘Dia de Tijucas’. A programação especial contou com competições náuticas realizadas no rio, sorteio de brindes, entre eles, diversos vale-tainhas, além de passeios de balsa, gastronomia típica local e apresentações de músicos de Tijucas e outras regiões. Feira de artesanato de artesãos locais, testes rápidos de saúde e atividades recreativas com equipes do Sesc também foram atrações do Dia de Tijucas.

O evento foi realizado pela Acatmar e organizado pela Projecta Eventos, com apoio da prefeitura, Sebrae e Rancho do Vitor. A ACIT e a CDL de Tijucas, bem como a Portobello e o sistema Fiesc também apoiaram as atividades que tiveram por principal objetivo reverenciar os costumes, valorizar o rio, o pescador, os moradores de Tijucas de uma forma geral.

No final da manhã o prefeito Eloi Mariano Rocha falou aos presentes e na ocasião teve a companhia de deputados, vereadores e secretários municipais que se faziam presentes na solenidade. O diretor de Administração e Finanças do Sebrae/SC, engenheiro Sérgio Fernandes Cardoso também esteve no evento e na oportunidade formalizou com a prefeitura a assinatura de um convênio para implantação do programa Cidade Empreendedora.

Obras anunciadas

Em sua fala, o prefeito ressaltou a importância de celebrar o aniversário de Tijucas e de reunir as famílias, como aconteceu neste dia 13. Além disso, ele ainda anunciou quatro importantes obras de infraestrutura que serão iniciadas nos próximos meses, sendo todas elas realizadas integral ou parcialmente com recursos arrecadados da cobrança de IPTU.

- Drenagem da Avenida Hercílio Luz (RECURSOS IPTU) para em seguida fazer a revitalização a partir de recursos do Ministério das Cidades

- Recuperação emergencial da Ponte Bulcão Viana (RECURSOS IPTU)

- Pavimentação asfáltica do centro de Tijucas em todo o trecho que liga a SC 410 e a BR 101, ou seja, desde a ponte da Joaia até a ponte de Tijucas (BR 101). Serão mais de 4,5 km de asfalto. Nesta obra serão contempladas as ruas: Senador Gallotti, Tenente Carvalho, Santa Catarina, Coronel Buchelle, até a Praça Nereu Ramos – acesso à ponte.

Sobre o programa Cidade Empreendedora

Desenvolvido pelo SEBRAE SC, o programa Cidade Empreendedora tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em várias frentes. Através de pacotes de soluções, os municípios interessados em transformar a situação em que se encontram verificam o aprimoramento do ambiente de negócios. Os projetos foram formatados para atender os diferentes municípios catarinenses dentro de cada realidade encontrada.

Ao todo, 34 soluções serão oferecidas ao município de Tijucas, como forma de profissionalizar a gestão pública municipal, incluindo ações de consultoria e capacitações com secretários e agentes de desenvolvimento, instalação da Sala do Empreendedor, consultoria em compras públicas, intensificação do projeto de educação empreendedora nas escolas, além de orientação especializada na gestão de projetos e plano de desenvolvimento econômico.

Assinaram o convênio o prefeito Eloi Mariano Rocha, o diretor de Administração e finanças do Sebrae/SC, Sérgio Fernandes Cardoso e o secretário municipal de Administração e Finanças de Tijucas, Rosenildo de Amorim. Os deputados Gelson Merísio, Gabriel Ribeiro e Serafim Venzon também assinaram como testemunhas.

Show de humor com Darci e músicos locais

Logo após a solenidade oficial do evento, foi feita a entrega de premiação aos competidores que participaram da corrida de caico. E em seguida subiu ao palco o humorista Moriel Costa, com seu personagem Darci: um manezinho da ilha que diverte o público com suas histórias de pescador.

A Banda Marcial Professor João Marcolino dos Santos abrilhantou o evento com a execução do Hino de Tijucas. Também subiram ao palco os músicos Lucas Lucero e Adriano Spezia, entre outros nomes que animaram a festa ao longo de todo o dia.

Comida típica e bolo de aniversário

Quem passou pela festa teve a oportunidade de saborear dois pratos muito conhecidos e apreciados pela comunidade local. Foram distribuídas gratuitamente refeições de peixe frito com pirão de peixe e pirão com linguiça. Como sobremesa foi servido o bolo de aniversário dos 157 anos de Tijucas.

Passeios de balsa

Nem todos que moram em Tijucas ou que costumam visitar a nossa cidade já tiveram a oportunidade de passear com a balsa que faz a travessia dos moradores do Sul do Rio diariamente. Neste dia 13 de junho a embarcação que, recentemente foi toda reformada e adequada às normas da Marinha, estava à disposição do público para passeios pelo Rio. A atração fez a alegria de centenas de famílias que aproveitaram o dia de sol para observar a cidade de um ponto de vista diferente.

(Texto: Karina Peixoto Silva | Fotos: Larissa Souza)