Vacina para Febre Amarela está disponível em todos os postos de Saúde de Tijucas

25/02/2019 7:24

A Febre Amarela pode ser transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que também transmite dengue, zika e chikungunya. A contaminação acontece ao picar um macaco com a doença. Com o aumento das temperaturas nessa época do ano acontece a reprodução do mosquito, o que potencializa as possibilidades de transmissão da doença. Fato que preocupa a Secretaria de Saúde de Tijucas.

Quem ainda não se protegeu contra a doença pode receber a dose da vacina gratuitamente em todos os postos de saúde da cidade (aqueles que possuem sala de vacinação) e com uma única dose, a pessoa vacinada fica imune pelo resto da vida. Segundo Elenise Zimmer dos Santos, coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas, mesmo não tendo nenhum caso da doença, toda a população, a partir dos 9 meses até 59 anos, deve ser imunizada.

“Desde dezembro, quando foi iniciada a vacinação, até segunda-feira (18), nós tínhamos vacinado apenas 846 pessoas, Tijucas já tem 39 mil habitantes e por isso a nossa recomendação para essas pessoas comparecerem nos postos para serem imunizadas”, recomenda a coordenadora.

Plantão

A Secretaria de Saúde de Tijucas separou dois sábados exclusivos para vacinação: nos dias 16 e 23 de março, os postos da Praça e do Centro estarão de plantão das 8 às 17h, vacinando toda a população, independente do bairro.

"Deixaremos um pessoal para orientar a população, lembrando que precisa levar a Carteirinha de Vacinação e os idosos o laudo médico", salienta Elenise.

Bom exemplo

Uma empresa de Tijucas entrou em contato com a Secretaria de Saúde para vacinar todos os funcionários em um dia e hora agendados.

“Atendemos prontamente ao pedido e estendemos a oportunidade a outros empresários que queiram seguir o exemplo. É importante lembrar que após abertos, os frascos de vacina têm durabilidade muito pequena. Por isso vacinar famílias ou grupos de cinco em cinco pessoas aproveitaria melhor os frascos”, recomenda.

Sintomas

Os sintomas da febre amarela, geralmente, começam com febre alta, mal-estar, dor no corpo, náuseas/vômitos, com duração de dois ou três dias. Nestes casos, a pessoa pode ter comprometimento do fígado (icterícia, com olhos e pele amarelados), do rim e apresentar sangramentos.
“Sempre que tiver algum sintoma parecido com esses é importante procurar um acompanhamento médico. Já temos casos de Febre Amarela e a população de primatas se movimenta constantemente. Por isso a nossa preocupação em proteger a população de Tijucas”, afirma Elenise.

Como ajudar

A população pode ajudar fazendo vistorias por toda a casa, principalmente no quintal, para procurar por possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. O criadouro potencial pode ser um recipiente que possa acumular água como latas, potes, bacias, pedaços de plástico e vidro.

“Precisamos acabar com o mosquito Aedes Aegypti, por isso fazemos um trabalho de conscientização na comunidade. Se eu não quero ficar doente, deve tomar as medidas para não deixar água parada”, recomenda.

Mitos sobre a Febre Amarela

Mulheres grávidas não devem ser vacinadas?
Grávidas que moram em áreas de rico devem ser vacinadas.

Mulheres que estão amamentando não devem ser vacinadas?
Mulheres que estão amamentando crianças menores de 6 meses de idade não devem se vacinar. Mas caso essa pessoa resida em uma área de risco ela deve ser vacinada e parar de amamentar por 10 dias.

Preciso tomar a vacina a cada 10 anos?
Não. Quem recebeu a dose plena está protegido por toda a vida.

Corro o risco de pegar a doença tendo tomado duas doses da vacina?
Não. A eficácia da vacina é extremamente alta.

Passar repelente previne a doença?
É uma forma básica de prevenção para quem não pode ou não tomou a vacina, mas ele não substitui a vacina e o repelente deve ser usado conforme recomendação do fabricante.

Corro o risco de pegar a doença em um lugar lotado?
A febre amarela não é transmitida de pessoa para pessoa

Idosos não podem tomar a vacina?
Os idosos que tenham contraindicação à vacina não podem tomar. Isso vale para pessoas de todas as idades, sendo idoso ou não. "Os que quiserem ser vacinados, devem levar um laudo médico, liberando o procedimento", orienta Elenise.

Texto: Patrícia Ferreira