Vigilância em Saúde divulga os números do Dia D contra gripe

06/05/2019 12:41

No último sábado (04) aconteceu o “Dia D” para vacinação contra a gripe. Todas as Unidades Básicas de Saúde do município estiveram abertas das 8 às 17h para imunizar os chamados grupos prioritários. Também foram disponibilizadas as vacinas contra Febre Amarela e Tétano na mesma data.

De acordo com a Vigilância em Saúde de Tijucas a meta é vacinar 11.784 pessoas contra gripe no município. Com o mutirão, apenas 33,95% do alvo foi alcançado. Em números, foram 4.001 pessoas recebendo sua dose da influenza (que protege contra o vírus H1N1, H3N2 e vírus do tipo B). No entanto, a Secretaria de Saúde continua advertindo a população a se imunizar contra a doença que pode levar à morte.

“Se por algum motivo você não puder ir até uma Unidade Básica de Saúde durante o dia, estamos disponibilizando um plantão de atendimento no Pronto Atendimento 24 horas. Das 18 às 21h, de segunda a sexta-feira, até o dia 31 de maio, você ainda pode ser imunizado. O importante é não perder a vacinação”, informa o secretário de saúde, Vilson José Porcíncula.

Outras vacinas

A vacina é uma das formas mais eficazes para evitar casos graves e mortes provocadas também por outras doenças, como Febre Amarela e Tétano. Segundo Elenize Zimmer dos Santos, coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas, além da vacina, não existem medidas preventivas contra a Febre Amarela e o Tétano, por isso todos devem saber que vacinas faltam para assegurar sua saúde.

“Nós já estamos numa campanha contra a Febre Amarela há alguns meses, mas ressaltamos que todos os moradores devem se imunizar contra a doença que ataca o fígado. A vacina contra Tétano também está sendo intensificada em todo Estado devido a sua gravidade. Ainda temos um número grande de pessoas para serem vacinadas, por isso a nossa recomendação para a população colocar a carteira de vacinas em dia”, afirma a coordenadora.

Quem deve ser imunizado?

O público-alvo é formado por:
•Crianças (6 meses a menores de 6 anos);
•Gestantes;
•Puérperas (até 45 dias após o parto);
•Trabalhadores da saúde;
•Professores;
•Povos indígenas;
•Idosos com 60 anos ou mais de idade;
•População privada de liberdade e funcionários;
•Portadores doenças crônicas e condições especiais.

Texto: Patrícia Ferreira | Foto: Larissa Souza