Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Posto de Identificação | IGP

Consultar situação da carteira de identidade

Posto de Identificação do IGP volta a atender de segunda a sexta-feira em novembro

O Posto de identificação do IGP de Tijucas comunica que voltará a atender de segunda a sexta-feira, a partir do dia 03 de novembro. Os atendimentos continuarão ocorrendo de forma limitada e por agendamento, mas todos os dias da semana.

O agendamento para retirada e emissão de Carteiras de Identidade deve ser feito exclusivamente pelo telefone (48) 3263-7407, das 7:15h às 13h. Apenas será permitida a entrada de pessoas com horário agendado em seus respectivos horários e com máscaras.

“Devem procurar o Posto de Identificação somente pessoas que necessitem do documento com urgência e quando for indispensável. Voltamos a ressaltar que o serviço deve ser procurado quando não for possível utilizar outro documento de identificação. Vamos esperar que a pandemia de Covid-19 passe para voltar a fazer os RGs como de costume”, explica Camila de Souza, responsável pelo setor.

CARTEIRA DE IDENTIDADE

 

A Carteira de Identidade é o principal documento de identificação no Brasil, sendo válida em todo o Território Nacional. Ela pode substituir o passaporte em países do Mercosul, desde que tenha sido emitida há menos de 10 (dez) anos e esteja em perfeito estado de conservação.

Para solicitar primeira ou segunda via da Carteira de identidade (RG) em Tijucas, você deve procurar o Posto de Identificação do IGP (Instituto Geral de Perícias) de nosso Município que está localizado no piso superior do Terminal Rodoviário Miguel Vieira de Brito e atende das 7h às 13h.  O atendimento é feito com distribuição de senha, por ordem de chegada.
 

Tijucas também já está emitindo o novo modelo de RG que permite inserir o nome social, as deficiências, o tipo sanguíneo e numerações de outros documentos. 

Confira a Portaria 13/IGP/SSP, de 14 de outubro de 2019 que dispõe sobre a Carteira de Identidade, regula sua expedição e dá outras providências.

 

PEDIDO DE 2ª VIA RÁPIDA

Para fazer o pedido da 2ª via rápida, o solicitante deve ter Carteira de Identidade emitida em Santa Catarina, sendo a data de emissão não superior a cinco anos, pois o documento será impresso com as mesmas informações da última carteira, porém com data atual. Havendo necessidade de atualização ou correção dos dados, torna-se obrigatório o atendimento presencial com agendamento via telefone.

ACESSE AQUI O LINK PARA SOLICITAÇÃO

RETIRADA DA 2ª VIA RÁPIDA

A retirada da 2ª via rápida, será feita, sem exceção e por questões de segurança, apenas pelo titular do documento (os menores de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável) e somente nas unidades do órgão em Santa Catarina. Portanto, moradores de Tijucas poderão retirar o documento na Unidade do IGP em Balneário Camboriú, ao qual o nosso posto de identificação é vinculado.

Nova ferramenta permite consultar autenticidade das carteiras de identidade

O Instituto Geral de Perícias (IGP/SC) disponibilizou para a população uma ferramenta que possibilita consultar a autenticidade das carteiras de identidade por meio da leitura do QR Code. O sistema vale para os modelos novos de RG, que foram emitidos a partir de 14 de outubro de 2019, que contam com o código.

O procedimento é feito acessando o link validador.igp.sc.gov.br, que levará o cidadão a uma tela solicitando a permissão de uso da câmera do dispositivo eletrônico (computador e/ou smartphones com sistema Android). Após autorizar o uso, o cidadão deve apontar a câmera para o QR Code que fica na parte interna da carteira de identidade. E então aparecerá na tela as mesmas informações constantes na carteira de identidade consultada, confirmando se tratar de um documento autêntico.

 

SAIBA MAIS SOBRE O NOVO DOCUMENTO NOS LINKS ABAIXO:

- Documentos Necessários
-
Valores
-
Fotografias
-
Prazo para Expedição
-
Retirada da Carteira de Identidade
-
Prazo de Validade
-
Brasileiros Nascidos no Exterior, Naturalizados e Portugueses
-
Outras Informações

Pedidos especiais:

 

Em caso de dúvidas ligue para (48) 3263-7407.

 

 

© 2021. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil