1º Desfile de Trajes Indígenas ocorre em Tijucas

26/04/2023 9:25

Em 19 de abril se comemora o Dia do Indígena, pensando em celebrar a data especial, bem como a cultura dos indígenas da região, ocorreu nesta terça-feira (25) o 1º Desfile de Trajes Típicos, na aldeia Iteanhaen, localizada no Morro da Palha, divisa entre os municípios de Tijucas e Biguaçu.

Os trajes, confeccionados com materiais naturais como penas, sementes e fibras, exibiram cores vibrantes e desenhos elaborados, cada um com sua própria simbologia e significado. Além de ser um espetáculo visualmente impactante, o desfile de trajes indígenas também tem um importante papel na preservação e valorização da cultura indígena.

A secretária de Assistência Social, Habitação e Direitos Humanos de Tijucas, Bianca Machado, foi convidada pelos organizadores para ser jurada e prestigiar o evento, representando a Administração Municipal. Para ela, o desfile serviu como um lembrete importante da riqueza e diversidade cultural do Brasil.

“Ao mostrar a beleza e a riqueza das vestimentas tradicionais, as comunidades indígenas fortalecem sua identidade cultural e reforçam a importância da preservação de seus costumes e tradições. Me senti honrada por participar deste momento histórico para a aldeia e para a cidade como um todo”, comentou a secretária Bianca na ocasião.

Veja mais fotos aqui

Texto: Patrícia Ferreira | Fotos: Divulgação