150 ANOS: Começam os preparativos para o Desfile de Aniversário

16/04/2010

A Comissão Organizadora dos 150 anos de Tijucas realizou na última quarta-feira (14) uma reunião com pessoas da comunidade para tratar do Desfile Comemorativo ao Sesquicentenário de Tijucas, marcado para o dia 13 de junho - data de emancipação do município.

Diversas pessoas, entre elas, representantes de escolas, entidades e empresas, atenderam ao convite da Comissão e lotaram o auditório da Secretaria Municipal de Educação de Tijucas. Elas foram recepcionadas pelo Prefeito Elmis Mannrich que, na ocasião, aproveitou para agradecer o empenhos das pessoas presentes e reforçar a importância de que todos participem dos festejos em homenagem aos 150 anos de Tijucas.

"Sabemos das dificuldades de reunir um grupo como este, até porque cada um de vocês aqui têm seus compromissos, seus afazeres, no entanto, estão dedicando uma parte de seu tempo a esta importante causa. E somente assim, unidos, poderemos fazer um grande evento em comemoração aos 150 anos de Tijucas" - afirmou o Prefeito.

Depois de assistir a um vídeo alusivo ao Sesquicentenário, o público presente ouviu a manifestação do Coordenador da Comissão, Celso Leal, que apresentou a todos as diretrizes do desfile que se pretende realizar no dia 13 de junho.

"As primeiras definições que temos são que: o trajeto será no sentido Prefeitura - Casarão Gallotti, no período vespertino, tendo como participantes pessoas da comunidade que representem segmentos sociais, econômicos e culturais de Tijucas ao longo destes 150 anos, e ao final, haverá corte de bolo comemorativo na rua Maria Gallotti, lateral ao Casarão Gallotti, no bairro Praça" - explicou.

Em seguida, a Secretária Municipal de Educação, Márcia Machado Maurício falou sobre a participação das escolas do município no desfile, que atuarão como coordenadoras das apresentações temáticas, juntamente com outros órgãos, entidades e segmentos da sociedade,

"As escolas serão coordenadoras do processo de organização deste desfile, reunindo segmentos da sociedade para abordar temas como: etnia, economia, educação, cultura, e outros tantos que fazem parte de nossa história".

A discussão entre os presentes e a Comissão levou à eleição de temas iniciais que serão abordados por escolas em parceria com entidades como: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Associação Comercial e Igrejas, entre outros.

Entre os primeiros temas definidos para resgate histórico no desfile estão: indústria; transporte; tradicionalismo; pesca artesanal; terceira idade (abordando terno de reis e festa junina); comunicação; educação; música; segurança; agricultura; artes; saúde e cultura. Outros temas e atividades, como a criação de pássaros, os clubes de motoqueiros, sociedades recreativas e orquidófilos também devem se integrar ao desfile, bem como, novos assuntos que no decorrer da organização do evento possam ser sugeridos.

Ao final do encontro os presentes foram presenteados com uma deliciosa sopa servida pela Secretaria Municipal de Educação.

Uma próxima reunião já ficou agendada para o dia 28 de abril, às 19 horas, na Secretaria de Educação para definição das primeiras ações de cada grupo temático. Mais informações sobre o Desfile de 13 de junho pelo email [email protected] ou pelo telefone (48) 3263-0937.

Confira mais fotos da reunião.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Luiz Junior e Karina Peixoto)