150 Anos: Conselho da Indústria resgata trajetória econômica do Município

06/04/2010

A reunião do mês de abril do Conselho Municipal da Indústria e Comércio de Tijucas contou com um diferencial. Em homenagem ao Sesquicentenário de Tijucas, o Conselho resgatou imagens e dados da economia local, recontando a trajetória comercial e industrial do município ao longo destes 150 anos de emancipação político-administrativa. O encontro, inserido no calendário municipal, teve como tema "150 Anos de Emancipação de Tijucas: a participação da Indústria e Comércio no Desenvolvimento Local".

O encontro foi realizado na manhã desta segunda-feira (05) e contou com a presença do Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Tijucas, Celso Leal, do Presidente do Conselho Municipal Edson Reinert e dos Conselheiros: Elói Geraldo, Rodrigo Walter, José Carlos de Souza, Alexsandro Bastos, Fernando Fagundes, Fábio Coelho. Também participaram da reunião Geovani Feller, da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e Karina Peixoto, Diretora de Comunicação da Prefeitura.

Na ocasião, os conselheiros José Carlos de Souza e Alexsandro Bastos repassaram dados de uma pesquisa bibliográfica que fizeram sobre o tema e apresentaram imagens antigas da cidade nas quais estão empreendimentos comerciais e industriais que fazem parte da história de Tijucas.

"Achamos tão interessante fazer esta pesquisa e apresentar estes dados que estamos dispostos a ampliar o trabalho e promover um encontro específico com os empresários da cidade para contar esta rica história" - afirmou José Carlos de Souza.

A reunião foi realizada na empresa Completa Mosaicos, em Tijucas, que na oportunidade recepcionou o Conselho Municipal para uma visita ao empreendimento. O proprietário da empresa, Saulo Brito, fez uma apresentação do trabalho desenvolvido pela "Completa" e relatou o crescimento da empresa desde seu surgimento.

"Estamos há cinco anos no mercado e desde então notamos um grande avanço não somente em nossa empresa mas no segmento de mosaicos, de maneira geral, que agora exige cortes irreverentes e com características mais personalizadas. São tendências que precisam ser seguidas para continuar competitivo no mercado" - afirma o empresário que inicialmente contava com 3 funcionários e agora emprega 75 pessoas.

Logo após a apresentação, Saulo convidou os presentes para uma visita à fábrica onde foi possível conhecer o processo de corte e montagem das peças. A empresa produz materiais para revestimento de paredes, rodapés e recentemente, desenvolveu modelos personalizados de pias e bancadas em mármore.

A reunião do Conselho Municipal teve sequência no Restaurante D"Gustare onde foram tratados assuntos pertinentes à indústria e comércio de Tijucas, com destaque para a discussão de uma proposta que pretende dar sequência a este processo de valorização da história relacionada à industria e comércio de Tijucas no seu Sesquicentenário.

(Texto e fotos: Karina Peixoto)