2ª Conferência Municipal da Cultura em Tijucas começa nesta terça-feira (10)

09/10/2023 10:33

Nos dias 10 e 11 de outubro, terça e quarta-feira respectivamente, a cidade de Tijucas será palco de um evento cultural de grande relevância para a comunidade: a 2ª Conferência Municipal da Cultura. O encontro, que ocorrerá no Anfiteatro Leda Regina de Souza, promete reunir artistas, produtores culturais, gestores públicos e entusiastas da cultura em dois dias de intensas discussões e propostas para o desenvolvimento cultural do município.

A realização da 2ª Conferência Municipal da Cultura está em total conformidade com a Portaria do Ministério da Cultura, nº 45, datada de 14 de junho de 2023, que tem como objetivo promover a participação popular na elaboração de políticas culturais em nível municipal. O evento representa uma oportunidade única para a população tijuquense se envolver ativamente na construção de políticas culturais que atendam às demandas e aspirações locais.

Credenciamento

Um dos pontos de destaque da conferência é a possibilidade de os participantes se cadastrarem como delegados, o que lhes concede voz e voto nas discussões e deliberações do evento. Para se tornar um delegado, é necessário atender a alguns requisitos e apresentar documentos comprobatórios.

Confira quais documentos são necessários:

Comprovante de Residência: Para garantir que os delegados sejam realmente representantes da comunidade local, é exigido um comprovante de residência no município de Tijucas.
Atuação cultural de pelo menos 2 anos: É necessário comprovar uma atuação cultural mínima de dois anos no município. Essa comprovação pode ser feita por meio de um portfólio de fotos ou matérias divulgadas em qualquer meio de comunicação, que demonstrem a contribuição do candidato para a cena cultural da cidade.

O credenciamento dos participantes será efetuado no início da conferência, dia 10 de outubro, das 18h às 19h, em três categorias possíveis: delegado, conforme recomendações acima e ainda, convidados (com direito a voz) e observadores (sem direito a voz e voto).

Sobre a conferência

A 2ª Conferência Municipal da Cultura de Tijucas será um espaço de diálogo, reflexão e proposição de políticas culturais que promovam a diversidade artística e o fortalecimento da cultura local. O evento contará com palestras, mesas-redondas, grupos de trabalho e apresentações culturais, proporcionando um ambiente enriquecedor para todos os participantes.

A secretária de Cultura, Juventude e Turismo de Tijucas, Paula Regina da Silva, enfatizou a importância da conferência como um meio de estimular a comunidade local e construir uma agenda cultural inclusiva e participativa. "A cultura é um elemento fundamental da identidade de Tijucas, e é essencial que a população tenha a oportunidade de influenciar as políticas culturais do município. Esperamos que a 2ª Conferência Municipal da Cultura seja um espaço de troca de ideias e de construção de um futuro cultural ainda mais vibrante para nossa cidade", comentou a secretária.

Texto e Arte (nova): Patrícia Ferreira