29 de maio é Dia do Desafio

27/05/2013

"Você se mexe e o mundo mexe junto" é o tema do Dia do Desafio, eventomundial que incentiva a prática regular de atividades físicas, realizadoanualmente na última quarta-feira do mês de maio. Em Santa Catarina 180 cidadesvão aderir ao movimento sob o comando de Unidades do Sesc, prefeiturasmunicipais e diversas parcerias locais. A expectativa é mobilizar 1,9 milhão depessoas em todo o estado.

Nesta quarta-feira, dia 29 de maio, os catarinensesestão convidados a parar por pelos menos 15 minutos para praticar algumaatividade física. Vale caminhar, pedalar, correr, brincar e até subir escadas.Em cada município, o Sesc e as prefeituras prepararam uma programação diferentepara atrair e incentivar a participação do público.  Nesta data, pessoasde todas as idades participam de uma competição amigável entre cidades tendocomo foco a prática da atividade física.

Para isso a Administração Municipal está integrada às ações do SESC paradesenvolver uma programação especial ao longo de todo o dia contando com aparticipação de estudantes, grupos da terceira idade, atletas e comunidade emgeral. Confira a programação geral aqui: DIA DO DESAFIO EM TIJUCAS

Também atuam como parceiros do evento em Tijucas asentidades ACIT, CDL, ADEC e Faculdade FAPAG. Neste ano o nosso município vaicompetir com a cidade de Itararé/SP. Vence o município que conseguir mobilizaro maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.

A premiação, porém, é apenas simbólica, como afirmaa organização do evento: "A competição é apenas estímulo à participação. Quemsai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, acriatividade, a liderança e o espírito comunitário". As cidades participantes esuas concorrentes podem ser conferidas em http://www.sescsp.org.br/diadodesafio/geral/cidadeXcidade

Sobre o Dia do Desafio

O Dia do Desafio é promovido mundialmente pelaTAFISA (The Association dos International Sport for All), e no Brasil écoordenado pelo Sesc/SP e organizado pelos departamentos regionais do Sesc emtodo o país, em parceria com prefeituras municipais e diversos agentesmobilizadores locais. O movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando,durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores asaírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em tornodo quarteirão. A ideia teve sequência e começou a ser praticada anualmente emcada vez maior número de cidades. No Brasil, começou a ser realizada peloSesc/SP em 1995 (e em Santa Catarina em 1997 com envolvimento de 3 cidades).

Em 2012, o Dia do Desafio contou com a adesão de 21países do continente americano, 3.432 cidades e mais de 51 milhões departicipantes. No Brasil, foram 36 milhões de pessoas, em 1.957 municípios. EmSanta Catarina, mais de 1 milhão e meio de pessoas participaram das atividades,em 156 cidades. Neste ano, o estado registrou um acréscimo de 24 cidades epretende superar em 25% o número de participantes.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro / Arquivo PMT)