Ação Social fala sobre Programa de Abordagem

19/03/2013

Um dos programas sociais executados pela SecretariaMunicipal de Ação Social de Tijucas é o Programa de Abordagem, voltado emespecial, para moradores de rua, andarilhos e pedintes.

A partir de denúncias da própria comunidade e também deforma sistemática mediante programação da própria Secretaria, a abordagem apessoas que vivem nas ruas da cidade acontece de forma constante, porém, em diase horários indeterminados, a fim de facilitar a ação. Em muitos casos,principalmente quando deflagradas operações especiais, a equipe do Município éacompanhada pela Polícia Militar de Tijucas e também já contou com apoio daPolícia Rodoviária Federal durante abordagem a locais próximos à rodovia BR101.

Quando abordado na rua, o indivíduo é acolhido pela equipedo programa de Abordagem e encaminhado diretamente ao CREAS (Centro deReferência Especializado de Assistência Social) de Tijucas.

Lá ele é questionado sobre seus documentos de identificação,responde a um prontuário da Secretaria no qual ficam arquivadas as informações etem oportunidade de tomar um banho, ganhar roupas limpas e alimentação. Nassituações em que o abordado não tem documentos de identificação paraapresentar, o mesmo é encaminhado à Delegacia de Polícia para registro deBoletim de Ocorrência e caso o cidadão tenha pendências com a justiça, aprópria Polícia Civil se encarrega de providenciar o encaminhamento do mesmo.

Durante a abordagem a condição física do morador também éavaliada e quando percebida a necessidade de tratamento de saúde o abordado éencaminhado para avaliação médica em unidade de saúde ou hospital, dependendoda gravidade.

Depois de todos estes trâmites, o morador ou andarilho queestiver em condições de deixar a cidade, recebe da Secretaria uma passagem deônibus com destino à sua cidade de origem.

De acordo com a Secretária de Ação Social, Sheila Dias,somente neste ano, dezenas de pessoas passaram por este procedimento.

"Somente em 2013 encaminhamos mais de 40 pessoas para suascidades de origem e destas, nenhuma retornou a Tijucas. Nosso problema maior écom pessoas naturais de nosso município e que mesmo mediante nossas abordagense encaminhamentos insistem em morar na rua" - diz a Secretária.

Para ampliar a atuação do programa, a Secretaria estáplanejando uma campanha intitulada "Não dê esmola, dê oportunidade". Alémdisso, o Município de Tijucas, através da Secretaria Municipal de Ação Social,também vai fazer parte de um Grupo de Gestores da Grande Florianópolis, o qualterá como objetivo realizar estudos e planejar ações que visem atender apopulação de rua.

Ainda segundo a Secretária, o programa não se restringe aosmoradores de rua, mas também dá atenção a pessoas em situação devulnerabilidade em nosso município.

Para mais informações sobre o Programa de Abordagem procurea Secretaria Municipal de Ação Social de Tijucas que fica na Rua José JoaquimSantana, 36, no Bairro Universitário e atende pelo telefone (48) 3263-0150.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Programa de Abordagem / Secretaria de Ação Social de Tijucas)