Adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização traz bons resultados para Tijucas

15/08/2013

Atenta às transformações ocasionadaspelo avanço tecnológico ocorrido nos últimos tempos e ciente da necessidade derefletir sobre a prática pedagógica, a Administração Municipal de Tijucas,através da Secretaria Municipal de Educação, tem buscado constantemente aderira uma nova postura educacional.

Para isso tem elaborado e já executadiversos projetos nas escolas da rede municipal de ensino, desde os centros deeducação infantil até as unidades de ensino fundamental, bem como na educaçãode jovens e adultos, aliados à capacitação contínua de seus professores.

Nesta linha, a Secretaria Municipalde Educação também aderiu ao PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização naIdade Certa, do Ministério da Educação, pelo qual tem desenvolvido formação específicapara os professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

A partir deste pacto, estãoacontecendo encontros frequentes, desde o mês de abril, com todos osprofessores alfabetizadores. Neles os profissionais multiplicam conhecimentos,refletem sobre a prática pedagógica e fazem diagnósticos de turmas, leituras epesquisas sob a orientação das professoras Elisângela Coelho Cardoso e LenirMaurício Chagas, que recebem formação continuada oferecida pela UFSC -Universidade Federal de Santa Catarina, em convênio com o Ministério daEducação.

"O sucesso do Programa está na adesãode todos os professores alfabetizadores, que vêm participando e contribuindosignificativamente. E é somente assim, com um trabalho em grupo e focado namelhoria de nossa educação que conseguiremos transformar a realidade educacionalde nosso município" - diz a Secretária de Educação Lorena de Oliveira Silva.

(Texto: Karina Peixoto / Dail Nelsy da Silva | Fotos: Secretaria de Educação de Tijucas)