Administração define acesso à comunidade da Itinga

19/09/2012

Enquanto estiverem acontecendo as obras de recuperação daPonte da Itinga, o acesso à comunidade só poderá ser feito pelo Timbé Norte oupor Canelinha (via Ponte Rio da Dona).

A decisão foi tomada na manhã desta quarta-feira (19)durante reunião entre o Prefeito Elmis Mannrich, líderes comunitários,representante do Presídio Regional e de empresa de transporte coletivo, além desecretários municipais.

De acordo com a Secretária Municipal de Obras, Transportes eServiços Públicos, Eliane Tomaz, "a Administração Municipal estudou diversasalternativas para facilitar o acesso à comunidade da Itinga, no entanto, poruma série de fatores e principalmente, para garantir a segurança dos usuários,concluímos que neste momento não há como oferecer uma nova forma de passagempelo local enquanto as obras estiverem em andamento" - disse a Secretária.

Segundo ela, a construção de uma nova ponte provisória não épossível porque as obras também contemplam intervenções nas margens do rio, ouseja, não teria como assegurar a fixação de uma passarela ou algo similar nosbarrancos, já que os mesmos serão modificados.

Além disso, qualquer transporte pelo rio exigiria licençasespecíficas, que requerem tempo para liberação e ainda podem comprometer asegurança dos usuários, tendo em vista os riscos envolvidos nas proximidades daobra.

A Secretaria de Obras também já tem programadas manutençõesconstantes nas estradas para garantir a trafegabilidade na região.

(Texto: Karina Peixoto | Foto: Anderson de Castro)