Agentes Comunitárias de Saúde participam de reunião sobre Saneamento

08/10/2013

As agentes comunitárias de Saúde do Bairro Praçaparticiparam nesta terça-feira (08) de uma reunião sobre a implantação doSistema de Coleta e Tratamento do Esgoto de Tijucas.

O encontro foi conduzido pelo Diretor do Samae, WilsonBernardo de Souza e pela Diretora de Controle Interno Michele Peixer Pereirados Santos.

Também participaram da reunião a Assistente Social doProjeto de Saneamento, Roberta Bértemes Vidotto, o Engenheiro do Samae, Márcio deLara Pinto, a servidora do Samae Daine Santanna e o Engenheiro da Cosatel, MárcioRicardo Rosa.

Na ocasião as agentes comunitárias receberam informaçõessobre o andamento das obras de implantação do saneamento e foram mais uma vezconvidadas a colaborar com o trabalho de orientação aos moradores.

"Vocês são peças fundamentais neste processo, afinal, sãovocês que visitam as casas das pessoas todos os dias, que mantém contato próximocom os moradores. Eles confiam em vocês e por isso podem ser informados deforma mais precisa sobre esta obra através deste trabalho que vocês realizam nacomunidade" - disse a Diretora de Controle Interno.

O Diretor do Samae também falou aos presentes e naoportunidade ressaltou a importância da obra que envolve investimentossuperiores a R$ 25 milhões, sendo pouco mais de R$ 11 milhões em forma definanciamento, R$ 9 milhões como recurso a fundo perdido cedidos pela FUNASA eo restante, pouco mais de R$ 4 milhões, como contrapartida do Município,através do SAMAE.

"Não é qualquer Administração Pública que aceita o desafiode implantar e mais ainda, de dar continuidade a um projeto complexo como este,de saneamento, o qual representa um ganho enorme em termos de saúde e qualidadede vida para a população" - disse.

Ele ainda disse: "Para terem uma ideia, em Santa Catarinasomente 17% dos municípios contam com este sistema implantado, e na maioria doscasos, de forma parcial. Aqui em Tijucas, com a conclusão do sistema teremosmais de 85% do município atendido pelo projeto" - afirmou.

Ainda durantea reunião o Engenheiro da Cosatel e o Engenheiro do Samae tiraram dúvidas dasagentes comunitárias e se colocaram à disposição de todos para auxiliarem noque for preciso neste processo de conscientização e informação da comunidade.

A AssistenteSocial do Projeto afirmou que além das reuniões já realizadas, novos encontrosdevem ser agendados em breve, incluindo reuniões e palestras nos bairros a fimde orientar de forma direta e esclarecedora toda a população atingida.

A Diretoriade Integração e Comunicação Social da Prefeitura também vai auxiliar o projetocom a realização de uma campanha de divulgação a qual inclui outdoors emdiferentes pontos da cidade, chamadas em rádios locais, anúncios em jornal ereportagens explicativas. Além disso, o link de Saneamento do Portal Eletrônicodo Município também será ampliado.

Finalizando areunião o Engenheiro da Cosatel, Márcio Ricardo Rosa também respondeu a algunsquestionamentos sobre a reposição do calçamento, que segundo as agentes, temgerado reclamações devido à demora para conclusão do serviço.

Segundo ele,depois de efetuado o serviço, as aberturas são cobertas com areia e precisam depouco mais de uma semana até que seja feita a reposição das lajotas para que osolo esteja bem compactado.

Paramais informações, dúvidas ou sugestões sobre o projeto de Saneamento entre emcontato pelo telefone (48) 3263-8124 ou pelo email [email protected].

(Texto e fotos: Karina Peixoto)