Agentes comunitários de saúde participam de capacitação

03/03/2010

A Secretaria Municipal da Saúde de Tijucas, através da Escola de Formação em Saúde (EFOS), lançou na última segunda-feira, dia 1º, o Curso de Formação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município. A aula inaugural ocorreu no Auditório da UNIVALI e contou com a participação dos 55 ACS, bem como das enfermeiras que posteriormente farão a capacitação das equipes. Também estiveram presentes educadores e coordenadores da EFOS e o Secretário Municipal da Saúde Sérgio Murilo Cordeiro.

A Coordenadora da Estratégia de Saúde da Família de Tijucas, enfermeira Karina dos Santos Wolff, explica que "os Agentes Comunitários de Saúde percorrem as residências de inúmeras localidades para fornecer orientações de prevenção a doenças e, quando necessário, encaminhar as pessoas que apresentam algum problema de saúde para o atendimento médico" - diz.

Para o Secretário Municipal da Saúde, Serginho Cordeiro, esta capacitação é extremamente importante. "Além de promover e produzir sentido, sugere a transformação das práticas profissionais baseada na reflexão crítica sobre as práticas reais, repercutindo diretamente na qualidade do atendimento prestado pela Secretaria, pois quanto melhores os profissionais, mais qualificado e eficaz o trabalho prestado nas comunidades", observa Serginho.

Para o Prefeito Elmis Mannrich, a capacitação dará maior suporte aos profissionais para que os mesmos possam atender melhor a população. "Os ACS são atores importantes no cenário da Saúde e capacitá-los é sinônimo de valorização dos profissionais, possibilitando uma interferência mais positiva nas ações cotidianas" - afirma o Prefeito.

Organizada pela EFOS, com a participação efetiva da Secretaria Municipal da Saúde, a capacitação tem uma carga horária de 400 horas/aula, sendo 120 de concentração (teórica) e 280 de dispersão (ensino em serviço), onde a orientação será realizada pelas enfermeiras da Estratégia de Saúde da Família de Tijucas, que foram preparadas para a capacitação.

Durante a aula inaugural, além das orientações gerais, serão entregues os materiais didáticos para cada ACS, composto de pastas, cadernos, materiais escolares e livros.

(Fotos: Esmael Silva)