Agentes de saúde recebem capacitação sobre Saneamento

05/07/2012

A equipe que coordena o projeto de implantação do sistema darede coletiva de tratamento de esgoto em Tijucas promoveu uma reunião nestaquarta-feira (04) com as agentes de saúde da ESF (Estratégia de Saúde daFamília) do Município.

O objetivo foi orientar e capacitar as agentes para que asmesmas multipliquem as informações sobre o projeto na comunidade.

"Como a comunidade precisa de informações e esclarecimentosa respeito da obra, nada melhor do que aproveitar o trabalho das agentes comunitáriasde saúde que já possuem uma rotina de visitação às casas para levar estes dadosaos cidadãos de Tijucas" - disse Lélia Ternes, Diretora de Controle Interno etambém, uma das responsáveis pelo acompanhamento do projeto no Município.

As informações foram repassadas pelo Engenheiro Sanitaristado Samae, Valnei Beckhauser que durante o encontro fez uma apresentação técnicada obra. A partir disso foi possível explicar o funcionamento do projeto e oque a obra irá representar para o Município nos próximos anos. Na oportunidadeele também respondeu aos questionamentos das agentes de saúde, esclarecendopontos que certamente serão levantados pela população no decorrer da execuçãodo projeto.

Além de estarem preparadas para orientar os moradores nas ruasjá contempladas pela primeira etapa do sistema de esgoto, as agentes tambémfarão a aplicação de um questionário preparado especialmente para a realidadede Tijucas. Com esta ferramenta, pretende-se avaliar o quanto a comunidadeconhece a respeito do assunto e quais atividades já estão sendo executadas pelasfamílias para ajudar neste processo.

A reunião aconteceu na Secretaria Municipal de Educação etambém contou com a presença de Diretoras das escolas próximas aos locais ondea obra já está acontecendo.

A aplicação do questionário deve ser feita nos próximos diase enquanto isso, as pessoas que desejarem obter mais informações a respeito daobra, podem acessar o link especial no site do Município (http://www.tijucas.sc.gov.br/especiais/SANEAMENTO)  ou manter contato com a equipe técnica através do email [email protected].

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)